Ivinhema - MS, domingo, 25 de junho de 2017

10º min
26º min



Publicado em: 19/08/2014 às 08h37

Nova versão do iPhone terá tela feita de safira, diz jornal

Material é mais resistente do que o vidro Gorilla Glass, adotado pela maioria dos fabricantes de smartphones


- Veja

Tela do novo iPhone pode ser feita a partir de múltiplas camadas de safira. Divulgação/VEJA

A próxima versão do iPhone, que deve ser lançada no início de setembro, deve ser equipada com uma tela mais resistente a riscos, feita a partir da sobreposição de várias camadas de safira industrial, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Segundo o jornal, a Apple tem um contrato com a GT Advanced Technologies, que acaba de inaugurar uma fábrica no Estado do Arizona, nos Estados Unidos, para produzir esse tipo de tela.


A safira industrial já é utilizada pela Apple para proteger partes sensíveis do iPhone 5S, como o sensor de digitais e a câmera traseira. O material também é largamente utilizado para substituir o vidro em veículos militares, já que é mais resistente a danos. As telas de safira são consideradas até três vezes mais resistentes do que o Gorilla Glass, vidro utilizado na maioria dos smartphones avançados, mas seu preço é mais alto, o que pode encarecer o novo iPhone.


De acordo com o jornal, a tela de safira produzida pela GT também é flexível, o que reduz o risco de a tela rachar em caso de queda – um problema comum nas versões anteriores do iPhone. O novo tipo de tela poderá equipar os dois novos modelos do iPhone, que deverão ter displays de 4,7 e 5,5 polegadas. O novo material também pode ser adotado para proteger a tela do primeiro relógio inteligente da Apple, informalmente chamado iWatch ou iTime, que deve chegar ao mercado até o início de 2015.


Segundo o Guardian, parte da produção das telas de safira encomendadas pela Apple será feita na nova fábrica da GT Advanced Technologies, no Arizona. No início de agosto, Thomas Guttierrez, CEO da empresa, afirmou a investidores que a produção em massa na nova unidade começaria ainda neste mês. A fábrica só vai operar com a capacidade total no início de 2015. Ainda em outubro, porém, a empresa já deve receber o primeiro pagamento da Apple pelas novas telas do iPhone, no valor de 139 milhões de dólares.


As duas novas versões do iPhone devem ser reveladas pela Apple em 9 de setembro. A companhia teria programado o evento para esta data, segundo o jornal The Wall Street Journal, e deve iniciar a venda do produto poucas semanas depois. Além da tela de safira, o smartphone da Apple pode ganhar novo design, com a traseira em metal, além de ser equipado com novos tipos de sensores, como barômetro.