Morre Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi


PUBLICIDADE

BAND

Orival Pessini, criador dos personagens Fofão, Patropi e Sócrates, morreu na madrugada desta sexta-feira, dia 14, vítima de complicações de um câncer no baço.



Ele, que tinha 72 anos, estava internado há duas semanas no Hospital São Luiz, em São Paulo. O ator e humorista também teve um câncer na garganta há alguns anos, mas já estava curado.



A notícia da morte foi confirmada por seu sócio e empresário, Álvaro Gomes. "Perdemos hoje às 4 horas da manhã um grande artista, uma pessoa que trouxe alegria a várias gerações com seu humor adulto ou para as crianças com o Fofão", escreveu no Facebook. "Hoje mais do que nunca, quero a cura para o câncer!".

 

Trajetória com passagem pela Band

Orival Pessini nasceu em Marília, interior de São Paulo, em 1944, e começou a carreira no teatro amador.



A estreia na TV aconteceu em 1963, no programa infantil Quem Conta Um Conto, exibido na TV Tupi. Na época, ele começou a desenvolver uma técnica própria, criando máscaras de látex com movimento.



Mais tarde, na década de 1970, interpretou os macacos Sócrates e Charles no Planeta dos Macacos, da TV Globo.



No Balão Mágico, também da Globo, criou os personagens Fofão e Fofinho. O primeiro fez tanto sucesso que ganhou um programa diário, o TV Fofão, no qual apresentava quadros humorísticos e desenhos animados. A atração era exibida pela TV Bandeirantes.



Em 1988 lançou o famoso hippie Patropi no programa Praça Brasil, da Band, com os bordões "sei lá, entende?!", "padaqui, padali, padicá, palilá", "oh lôco bixo!" e "sem crise, meu". Depois disso, foi convidado para integrar o elenco da Escolinha do Professor Raimundo (Globo), A Praça É Nossa (SBT), Escolinha do Barulho e Escolinha do Gugu(Record).



Em 2014, Orival deixou as máscaras de lado para atuar na série Amores Roubadoscomo o padre José, que contracenava com Patrícia Pillar. No mesmo ano, seu personagem de maior sucesso, o Fofão, foi homenageado pela escola de samba Rosas de Ouro, que levou para o Sambódromo do Anhembi o enredo Inesquecível, relembrado as figuras que marcaram época.



Em abril deste ano, ele se envolveu em uma polêmica ao proibir o grupo Carreta Furacão de usar o Fofão genérico em protestos.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE