ANGELICA: Secretaria Municipal de Assistência Social realiza palestra sobre Trabalho Infantil


PUBLICIDADE

ACESSORIA/IVINOTíCIAS

PUBLICIDADE

No dia 20 de junho, a prefeitura de Angélica através da Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Conselho Tutelar realizaram no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Angélica uma palestra com o tema “Trabalho Infantil”. O palestrante foi o Major José Roberto de Souza, que abordou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8069, de 1990) que dispõe sobre o direito de profissionalização e de proteção no trabalho, lei a qual regula as conquistas consubstanciadas na Constituição Federal em favor da infância e da juventude.

 

Existem diversos motivos para as crianças e adolescentes se incorporarem ao mercado de trabalho. A pobreza é o principal. Outra causa importante é a demanda do mercado de trabalho por mão-de-obra barata. Além do fato das crianças trabalharem por menos dinheiro, elas são mais facilmente disciplinadas e não estão organizadas em sindicato.

 

Como todos sabemos, o Brasil é conhecido internacionalmente como um país que se utiliza de mão-de-obra infantil, tanto no comércio interno como em atividades relacionadas aos setores exportadores. Índices referentes à exploração do trabalho do menor vêm caindo lentamente, e é por isso que devemos empenhar mais esforços para combater tal prática. “É preciso que haja uma ação conjunta dos Governos, Organismos Internacionais e da sociedade civil em geral no combate às práticas de superexploração do menor, a fim de que os Direitos Humanos fundamentais sejam respeitados” afirmou o prefeito.

 

Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Milton Lissone, secretários municipais e toda a equipe da secretaria da Assistência Social do município.  Prefeitura de Angélica, um governo para todos!


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE