Jair Ventura critica chegada de técnicos estrangeiros ao Brasil

Técnico do Botafogo destaca que esse fato tira mercado de comandantes brasileiros


PUBLICIDADE

Apontado como um treinador promissor após um bom início de carreira à frente do Botafogo, Jair Ventura criticou a decisão da diretoria do Flamengo de apostar em um técnico estrangeiro, o colombiano Reinaldo Rueda, para a sequência da temporada. Na sua avaliação, esse tipo de contratação diminui as oportunidades dos jovens treinadores que estão surgindo no futebol brasileiro.

 

"Não que eu seja contra os estrangeiros trabalharem aqui, mas já estamos perdendo mercado fora. Daqui a pouco, perdemos o mercado interno. Então do que adianta se preparar, estudar? Venho fazendo diversos cursos, sempre me preparando. As pessoas têm que primeiro olhar para cá, para depois olhar para fora", afirmou em entrevista ao Fox Sports.

 

Rueda foi apresentado pelo Flamengo na última segunda-feira e, curiosamente, fará a sua estreia exatamente diante do Botafogo de Jair Ventura, na próxima quarta-feira, no Engenhão, no duelo de ida das semifinais da Copa do Brasil. O botafoguense fez elogios ao colombiano, lembrou que eles se enfrentaram recentemente, quando Rueda estava à frente do Atlético Nacional, mas seguiu com seu discurso de "reserva de mercado" aos treinadores brasileiros.

 

"Acho um grande treinador, enfrentei na fase de grupos, uma equipe bem organizada e pode dar certo. Mas estou falando em nome dos treinadores, como jovem e brasileiro. Para o mercado, isso é muito ruim. Fica parecendo que você não tem condições e é ainda pior para os jovens treinadores", acrescentou.

 

Jair Ventura também lembrou que poucos brasileiros conseguem trabalhar fora do País e disse temer que o mercado fique ainda mais restrito com a chegada de treinadores estrangeiros. "Hoje eu não posso trabalhar no exterior porque não tenho licença. E qualquer pessoa pode chegar e trabalhar no Brasil. Então isso não é legal, estão tirando espaço dos outros. Desejo sorte ao Rueda, mas é algo que temos de repensar", concluiu.

 

Comunicado

Nesta terça-feira Jair Ventura após polêmica, ele se pronunciou em nota oficial e esclareceu que se expressou mal ao ser questionado sobre Reinaldo Rueda e defende a legitimidade de uma contratação internacional.

 

“O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior”.

 

Comunicado enviado pelo técnico na íntegra

"Observando a repercussão de minha declaração sobre a contratação do treinador colombiano Reinaldo Rueda, avaliei que talvez não tenha sido bem claro quando me expressei.

 

Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável.

 

O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. Além de questões legais, como não reconhecimento de nossa habilitação profissional no mercado europeu. Nossa licença não é aceita na Europa, ao contrário da dos argentinos, por exemplo. Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação.

 

E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência. Reitero que defendo uma maior valorização dos treinadores brasileiros, de competir em igualdade de condições com os estrangeiros no mercado externo. Infelizmente, a nossa licença ainda não nos dá esse direito.”


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE