PMA recolhe tatu de 36 kg atropelado na rodovia entre Anaurilândia e Bataguassu


PUBLICIDADE

IVINOTICIAS

Policiais Militares Ambientais de Bataguassu receberam ontem (9) um animal da espéciePriodontes giganteus (tatu-canastra). O animal, que está na lista brasileira de espécies em extinção, estava sendo sorrido por populares, em virtude de ter sido encontrado atropelado na rodovia MS 395, porém, chegou ao quartel já sem vida.

 

O animal, que pesa 36 kg, foi congelado e será recolhido para Campo Grande e será taxidermizado (empalhado) para ser utilizado em trabalhos de Educação Ambiental, em uma oficina denominada museu de fauna.

 

TATU-CANASTRA

 

O tatu-canastra é o maior e mais raro dos tatus vivos. Pode medir mais 1 metro de comprimento, com mais de 50 cm de cauda e pesar até 60 kg. As patas enormes possuem unhas possantes, sobretudo as anteriores, cuja unha central mede 20 cm de comprimento. Faz grandes buracos para se alojar. Revolvendo o solo, consegue alimento entre insetos, larvas, vermes, aranhas e cobras.

 

O tatu-canastra habita os campos e cerrados de todo o Planalto Central do Brasil e Floresta amazônica. Animais de hábitos noturnos são encontrados na vizinhança de riachos e lagoas, tendo a fêmea de 1 a 2 filhotes por parição. Por causa de sua carne saborosa e armadura resistente, hoje é raríssimo nas diversas regiões brasileiras onde ocorria.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE