Ivinhema - MS, terça-feira, 21 de novembro de 2017

10º min
26º min



Publicado em: 21/10/2017 às 11h18

Destaque Nacional como ''Prefeito Amigo da Criança'', Hashioka palestrará na Bahia a convite da Abrinq


Jornal da Nova

Foto: Paulo Perciliano

Por Destaque Nacional como Prefeito Amigo da Criança, Hashioka é convidado pela Abrinq a palestrar sobre experiência bem sucedida de Nova Andradina na execução de políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes na gestão 2013-2016

O atual diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, integrará como palestrante, o Seminário “Um município para Crianças e Adolescentes”, a convite da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

No evento, que acontece em Salvador no dia 24 de outubro, Hashioka irá apresentar a experiência bem sucedida de Nova Andradina na execução de políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente na Gestão 2013-2016 do Programa “Prefeito Amigo da Criança”.

 

Idealizador do Plano Municipal para a Infância e Adolescência, instituído em apoio à gestão municipal pela implementação de políticas públicas que garantam proteção integral de crianças e adolescentes e também pela criação do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA), Hashioka integra a lista de gestores reconhecidos pela Fundação Abrinq.

 

Ganhador do Selo “Prefeito Amigo da Criança”  em reconhecimento às gestões 2001-2004 e 2005-2008, o ex-prefeito voltou a ser premiado pelo programa em 2016, em razão dos projetos realizados no município e por ter alcançado objetivos além das metas estabelecidas pela Abrinq. Nesta última edição do prêmio, concorreu com 1.542 prefeitos de todo o país e está na lista de apenas seis gestores premiados pela Fundação na categoria “Destaque Nacional”.

 

“Visando assegurar às nossas crianças e adolescentes, oportunidades para um crescimento saudável, com educação de qualidade, proteção social e atenção com a saúde, elevamos Nova Andradina ao patamar de município reconhecido pelas ações empreendidas”, ressalta Hashioka ao destacar a oportunidade ímpar de apresentar o município sul-mato-grossense aos gestores nordestinos.

 

De acordo com o Relatório do Processo de Avaliação da Gestão, de autoria da Abrinq, Hashioka se destacou entre os gestores dos municípios da Região Centro-Oeste pelas ações de mobilização intersetorial contra o Trabalho Infantil e Violência Sexual (envolvendo Saúde, Educação, Assistência Social), pelo desempenho da Rede Municipal de Ensino no IDEB que figura entre os melhores do país, além da institucionalização do Orçamento da Criança.

 

A quantidade mínima de crianças na lista de espera para o atendimento em creche, a atuação da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação com a participação ativa de adolescentes no monitoramento da Gestão Municipal também foram decisivas para sua premiação.

 

Com o presidente e vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Abrinq, Carlos Antonio Tilkian (Brinquedos Estrela S.A) e Synésio Batista da Costa (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos - Abrinq) – Foto: Paulo Perciliano

Seminário

 

O Seminário “Um município para Crianças e Adolescentes” irá reunir gestores e profissionais que atuam na área de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes  da Região Nordeste, em Salvador.

 

A programação do evento contempla as boas experiências da 5ª Edição do Programa “Prefeito Amigo da Criança”, abordando parcerias público-privadas, Orçamentos Participativos, projetos de Destaque e estratégias para mobilização de recursos em tempos de crise financeira.

 

Os eixos, temas e a agenda de trabalho da 6ª edição do Programa também integrarão o evento, bem como debates sobre as temáticas apresentadas e os processos para elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência.