#Ivinhema54Anos – Cultura da mandioca ainda continua viva no município


PUBLICIDADE

IVINOTICIAS

PUBLICIDADE

 

Ivinhema por muitos anos girava em torno da mandioca, mas mesmo perdendo espaço para outros produtos a mandioca tem uma grande importância para o município e movimenta bastante a economia local.

 

Por isso o Ivinoticias mostra hoje um pouco sobre como foi e como está a situação da produção de mandioca em Ivinhema, com uma conversa com o secretário da AIPIM (Associação dos Produtores e Industrializadores de Mandioca de Mato Grosso do Sul) Osvaldo Cardonha e também vamos mostrar no vídeo como é feito passo a passo o processamento da mandioca na Fecularia Pantanal do empresário e diretor industrial Ivan Kuhnen que atendeu a nossa reportagem.

 

Para o produtor rural e o secretário da AIPIM, Osvaldo Cardonha há uma grande importância da cultivação da mandioca no município de Ivinhema e região, agora em proporções menores, mas nunca deixando de ter essa importância e empregando mais de mil trabalhadores.

 

Ivinhema possuía mais de vinte farinheiras na década de oitenta e hoje conta com apenas cinco, mostrando uma desmotivação por parte de alguns produtores que lutavam pela valorização da mandioca no município.

 

Segundo Cardonha, falta um pouco de dedicação e apoio politico para que essa cultura não enfraqueça ou suma com o passar dos anos, mas em Ivinhema ainda a muitos produtores de mandioca tradicionais e que acreditam na força econômica desta produção permanecem até hoje com suas fecularias.

 

Ainda há muitas famílias que tiram seu sustento da mandioca e há muitas possibilidades desta produção aumentar ainda mais gerando ainda mais empregos e economia para o município.

 

Cardonha ainda aponta que a cultura da mandioca em Ivinhema mesmo diante o momento que vem passando, gera mais de 1000 empregos diretos ou indiretamente, hoje no município tem uma plantação estimada de 4 mil hectares de mandioca e as industrias de Ivinhema tanto de polvilho doce como azedo, tem uma capacidade de moagem de mais de 600 toneladas/dia de mandioca.

 

Fecularia Pantanal de Ivinhema (Foto: Ivinoticias)

 

FECULARIA PANTANAL

 

O empresário e diretor industrial da fecularia Pantanal, Ivan Kuhnen atendeu a nossa reportagem e mostrou um pouco da fabrica, que é especialista na fabricação de fécula de mandioca, povilho doce, polvilho azedo e massa pronta para tapioca uma das novidades que esta tomando todo o Brasil.

 

A empresa que foi fundada em 1994, pelo Sr. Ancelmo Kuhnen, juntamente com o apoio de sua família, vem há anos gerando emprego e renda para diversas famílias, na oportunidade podemos ver uma das mais importantes indústrias do estado, que conta com um rígido controle de qualidade e com uma frota de caminhões próprios, além de empregar dezenas de pessoas; Confira o vídeo:

 



Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE