Ivinhema - MS, domingo, 17 de junho de 2018

10º min
26º min



Publicado em: 17/02/2018 às 09h32

Horário de verão termina neste fim de semana; relógio deve ser atrasado em 1h


Dourados News

Foto: Dourados News

Em vigor desde outubro do ano passado, o Horário de Verão acaba na primeira hora deste domingo (18). À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados - entre eles o Mato Grosso do Sul - e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

 

Além dos sul-mato-grossenses, moradores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, e Distrito Federal deverão se atentar.

 

O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

 

A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

 

Neste ano, o horário de verão começará em 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. A mudança foi um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.