Termina nesta sexta a campanha de vacinação contra a febre amarela em São Paulo e mais 53 cidades

Sete milhões de pessoas foram vacinadas em todo o estado de São Paulo, 76% da meta.


PUBLICIDADE

Esta sexta-feira (16) é o último dia da campanha de vacinação contra a febre amarela na capital e mais 53 cidades do estado de São Paulo. O prazo chegou a ser prorrogado pelo Governo do Estado por queda da busca pela vacina nos postos de vacinação do estado.

 

De acordo com um balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, sete milhões de pessoas foram vacinadas no estado, 76% da meta de 9,2 milhões pessoas.

 

MAPA: Onde tomar a vacina contra a febre amarela em SP

No estado, foram 326 casos de febre amarela confirmados e 116 pessoas morreram. Na capital, oito casos foram confirmados e quatro pessoas morreram. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, 14 pessoas morreram em decorrência da doença.

 

'Desapontado'

 

O secretário de Saúde do estado de São Paulo, David Uip, afirmou que está desapontado com resultado da campanha. “Nós estamos desapontados porque a campanha atingiu um patamar de vacinados inferior às nossas pretensões. Talvez cheguemos a 60% do que deveríamos. E é um desafio porque ao mesmo tempo em que você tem uma doença que quando grave leva 40% de morte, você tem uma vacina que é muito eficaz, mas é uma vacina imperfeita porque tem efeitos adversos e nós temos dificuldade em passar isso para a população”, afirmou o secretário, que participou da inauguração do Hospital Regional de Piracicaba nesta sexta.

 

Uip diz que não faltaram vacinas, seringas e profissionais durante a campanha. Segundo ele, há quatro motivos para o baixo resultado. Uma “intranquilidade” da população em se imunizar, já que a vacina pode causar efeitos adversos, a divulgação de uma informação incorreta de que as doses fracionadas são menos eficazes do que a integral, que há uma “campanha” na internet contra a vacinação e, por fim, que pessoas tentam ver 'falhas' nas ações da secretaria.

 

“O terceiro [motivo], que eu chamo de antidemocrático, é a campanha da mídia social desencorajando a população a fazer a vacina, isto é inaceitável. A vacina é algo absolutamente fundamental e único. E quarto, que eu chamo de oportunistas de plantão, que tentam ver falhas naquilo que é fundamental para a cidade. Nós temos que vacinar todo mundo”, disse.

Parques

Zoológico de SP, Zoo Safári e Jardim Botânico , na Zona Sul da cidade de São Paulo, foram reabertos às 9h desta quinta-feira (15), após exames constatarem que a presença do vírus da febre amarela foi classificada como fato isolado, restrito e de baixo risco de transmissão.

 

Os parques foram fechados no dia 23 de janeiro após um macaco bugio ter sido encontrado morto e diagnosticado com febre amarela.

 

A Secretaria do Meio Ambiente afirmou que a população de macacos e mosquitos foi examinada e não há evidência da circulação de vírus de forma ampla e contínua.

 

Com a reabertura dos três parques, a capital mantém 29 parques fechados por precaução contra a febre amarela.

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE