ANGÉLICA: Começa a campanha de vacinação contra gripe


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Seguindo o calendário nacional de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Angélica iniciou nesta Segunda-feira (23/04/2018), a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). A intenção é imunizar na totalidade o público-alvo até o dia 1º de junho, quando encerra a campanha.

 

Inicialmente, a imunização é direcionada para os grupos de risco, que são crianças entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos e 11 meses), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores e trabalhadores da saúde.

 

A segunda etapa contemplará, a partir do dia 12 de maio, pessoas com mais de 60 anos. A partir de 21 de maio, a vacinação estende-se a portadores de doenças crônicas, presos, funcionários do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, indígenas e pessoas que já foram submetidas a transplante.

 

As doses estão disponíveis nos ESF’s Central, Vila Esperança e ESF de Ipezal. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 16:30h. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição potológica, como o cartão do HiperDia ou encaminhamento justificado pelo médico da unidade de saúde.

 

“As equipes de Saúde estão empenhadas para que alcancemos a meta de imunização e que os grupos prioritários recebam a vacina de acordo com o que Ministério da Saúde preconiza, explicou a secretária Francielli Fascincani.

 

Dia “D” – Para atingir a meta de imunização, o Município vai realizar em 12 de maio o Dia “D” de mobilização, que ocorrerá nos ESF’s Central, Nações, Vila Esperança e Ipezal, no período das 7:30h às 16h.

 

Previna-se. Abaixo alguns cuidados simples que evitam a transmissão da doença:

 

Evite aglomerações de pessoas, principalmente em ambientes fechados;

Abra janelas e deixe o ar entrar em casa, no trabalho e no ônibus;

Lave frequentemente as mãos com água e sabão;

Ao tossir, cubra o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável;

Se estiver com sintomas de gripe (febre acima de 38ºC, tosse ou dor de garganta) use máscara;

Não compartilhe copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

Evite tocar seus olhos, nariz ou boca sem antes lavar as mãos;

Só use medicamentos com orientação médica;

Em caso de dúvida procure o seu médico ou uma unidade de saúde;

Se você está com gripe e apresentar dificuldade para respirar, procure imediatamente um serviço de saúde. 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE