Governo do Estado lança campanha de vacinação contra a febre aftosa na quarta-feira

Com previsão de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos, a vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1° de maio


PUBLICIDADE

TOPMIDIA NEWS

O Governo do Estado lança oficialmente na quarta-feira (09), a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. A solenidade aberta à imprensa, será realizada na Fazenda Embriza, localizada no km 04 da BR-163, n° 462, em Campo Grande.

 

Com previsão de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos, a vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1° de maio e termina no dia 31 para os proprietários das regiões do Planalto e Fronteira, já os produtores do Pantanal podem imunizar o rebanho até 15 de junho.

 

Em Mato Grosso do Sul a a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) órgão vinculado a Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), é responsável por acompanhar e fiscalizar a vacinação. A cerimônia de abertura contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, além do secretário Jaime Verruck e do diretor-presidente Luciano Chiochetta.

 

Conforme o calendário oficial, o registro da vacinação deve ser feito até 15 de junho para produtores do Planalto e Fronteira. Já a região do Pantanal tem até 2 de julho para regularizar o registro no sistema da Iagro. O produtor que deixar de vacinar ou não registrar a vacina estará sujeito a multa.

 

O órgão de defesa publicou instrução de serviço em que orienta produtores da região do Pantanal que em caso de enchente na propriedade, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Caso o destino seja informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.

 

Brasil livre de aftosa

Em abril todo o Brasil foi reconhecido como área livre de aftosa, com vacinação. A decisão chega após 123 anos de ações contra a doença, que teve o primeiro foco no país em 1895 e o último em 2006. Mato Grosso do Sul, há 12 anos, também comemora território sem registro de Febre Aftosa.

 

Junto com a comemoração, Mato Grosso do Sul lançou o desafio de retirar a necessidade da vacinação até 2021, o que vai exigir ainda mais dedicação e fiscalização de proprietários, técnicos e autoridades competentes.

 

Serviço

O que? Lançamento vacinação contra a febre aftosa

Quando? 9 de maio, às 8h

Onde? Fazenda Embriza, km 04 da BR-163, n° 462, Campo Grande

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE