Eficaz na prevenção à covid-19, veja como fazer máscara de três camadas

Um estudo científico comprovou a eficácia das máscaras artesanais e caseiras na prevenção ao vírus, e o Lado B te ensina a fazer


PUBLICIDADE

ALANA PORTELA / CAMPO GRANDE NEWS

Um estudo científico realizado nos Estados Unidos comprova o que está na cara de muita gente: a eficiência das máscaras artesanais e caseiras na proteção contra o coronavírus. A pesquisa feita na Universidade de Chicago mostra a eficácia de alguns tecidos na absorção das gotículas de salivas, que saem da boca quando falamos, tossimos ou espirramos.

A pesquisa foi divulgada no Jornal Nacional nesta semana. Dez tipos de tecidos foram testados, porém o que apresentou o melhor desempenho foi a máscara de algodão, que filtrou em média 64% das gotículas menores e 82% das maiores. Já a feita com cetim filtrou apenas 14% das gotículas menores e 51% das gotículas maiores.

A médica infectologista de Campo Grande, Priscila Alexandrino comenta sobre o uso da proteção. “A máscara de tecido evita que a pessoa sintomática transmita a doença. Se todos usarem, ninguém transmite para o outro, eliminando o vírus', diz.

Ela também destaca a melhor forma de fazer a máscara. “O ideal é a máscara de tripla proteção'.

Segundo o engenheiro molecular e professor da Universidade de Chicago, Supratik Guha, um dos autores do estudo científico sobre a eficácia das máscaras caseiras, as três camadas contribuem na filtragem da saliva. “Um dos tecidos serve como primeiro filtro e o outro como segundo filtro, que não deixa passar nada'.

Na pesquisa, a máscara que obteve o melhor resultado foi a com duas camadas de algodão grosso, tipo 600 fios, e uma de seda ou chifon, usados na confecção de vestidos ou festas.

O Lado B entrou com contato com a costureira Izis Barbosa que abriu as portas de sua casa para nos receber, tomando os devidos cuidados, como distância, e claro, o uso de máscaras. Ela ensina nos como fazer uma máscara caseira tão eficiente quanto a chamada N-95, usada pelos profissionais de saúde.

Numa pesquisa pelas lojas de tecidos da Capital, o Lado B não encontrou o tecido de algodão 600 fios, porém conseguimos achar o tecido percal 100% algodão de 400 fios, que também é um tecido grosso e está sendo muito usado nas confecções de máscaras. Compramos 30 centímetros por R$17, 64 e o elástico por R$ 1,50.

Levamos até dona Izis, que ao lado da filha, Andreia Barbosa, ensina como fazer a sua própria máscara. O primeiro passo foi passar o ferro no pano e dobrar em três partes. Depois, com o auxílio de uma régua, faça as marcações.

O molde é para máscara bico de pato. Neste exemplo, as laterais ficaram no tamanho de 10,5 centímetros. 6 centímetros numa ponta que fica no nariz e 15,5 centímetros na parte do bico. (Confira na imagem acima).

Após moldar, é a vez de cortar. Andreia cortou seis pedaços do mesmo tamanho, desta forma ficou uma máscara de três camadas de tecido grosso, que também contribui na absorção das gotículas de saliva, garantindo a tripla proteção.

Depois, para segurar a máscara no rosto, corte dois pedaços de elásticos no tamanho de 15 centímetros. Feito isso, é hora de costurar. Confira no vídeo o passo a passo.

Atenção, para garantir a eficácia da máscara é necessário que não tenha nenhuma fresta, pois esses espaços reduzem a capacidade de proteção em até 60%. Antes de usar, borrife álcool 70 e passe com o ferro, para eliminar as bactérias.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE