Cidades de MS se fecham para conter coronavírus, mas bloqueio em rodovia é ‘arrombado’

Anastácio e Aquidauana iniciaram fechamento radical neste sábado, mas bloqueio na Estrada Parque é movido e fiscalização vai até o Paxixi


PUBLICIDADE

MIDIAMAX

As cidades de Aquidauana e Anastácio estão “fechadas' a partir deste sábado (1º) para visitantes, com a instalação de barreiras sanitárias e bloqueios nos principais acessos viários, como forma de conter o avanço do novo coronavírus. Ainda assim, autoridades identificaram tentativa de condutores de circular pelo território, abrindo um dos bloqueios e se reunindo na região do Morro do Paxixi, em Piraputanga.

O fechamento da entrada e saída de pessoas, com controle por barreiras sanitárias, vai até segunda-feira (3) em Anastácio e até sexta (7) em Aquidauana. Nesses dias, é proibida a entrada de pessoas de outras regiões nos dois municípios –exceto em casos de urgência e emergência comprovados com documentos.

Conforme frisou o site O Pantaneiro, mesmo a presença de parentes nas cidades não é justificativa para entrada. Apenas operações de transporte de animais, cargas e suprimentos para abastecimento do comércio estão liberadas –moradores de Anastácio que trabalham em Aquidauana e vice-versa têm a circulação liberada.

Com o fechamento, estão temporariamente interditados os acessos aos municípios pela BR-262 ao distrito de Piraputanga, que teve bloqueio também na MS-450 (a Estrada Parque), aqui, no entanto, manilhas de concreto usadas para fechar a pista foram movidas por desconhecidos.

“Pessoas agiram de forma imprudente, forçadamente tentaram remover as manilhas de concreto e, também, danificaram o asfalto da rodovia de acesso à Piraputanga, a MS-450', informou, em nota, o 7º Batalhão de Polícia Militar.

A Prefeitura de Aquidauana informou que analisa as medidas cabíveis para identificar os autores e trabalhava para restabelecer os bloqueios.

Já nesta tarde, uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana foi acionada após um grupo de pessoas se concentrar no Miranda do Morro do Paxixi, descumprindo decreto que prega o isolamento social na cidade.

A Prefeitura de Aquidauana divulgou o telefone 69-99227-8795 (via WhatsApp e SMS) para recebimento de denúncias sobre vandalismo, tentativa de furar bloqueios sanitários ou realização de aglomerações.

Neste sábado, Aquidauana confirmou 388 casos positivos de coronavírus, com 13 mortes. Na vizinha Anastácio, são 91 infectados e 4 óbitos causados pela Covid-19. Em Mato Grosso do Sul, o total de infectados se aproxima dos 26 mil e o total de mortes é de, pelo menos, 393.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE