11 DE AGOSTO: Dia do estudante


PUBLICIDADE

SABRINA BORGES/CLICCAMAQUA

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto. A data celebra o direito básico de todo cidadão de ter acesso básico a educação e ao conhecimento. A educação é o meio de formar uma sociedade sólida, com pessoas capazes de analisar de forma crítica as situações ao seu redor. Também é através da educação que se formam profissionais qualificados em diferente áreas.

 

Neste ano de 2020, todo o processo de educação e aprendizagem foi interferido pela pandemia de Covid-19. No início do ano, as aulas foram suspensas, em seguida se percebeu que a retomada das atividades demoraria mais que o previsto, então se iniciaram algumas medidas para amenizar a ‘pausa na educação’.

 

Escolas da rede privada e algumas faculdades federais, adaptaram aulas online, em diferentes plataformas digitais. A rede pública municipal e estadual optou pelas chamadas ‘aulas remotas’ e ‘híbridas’, que oferecem material impresso para alunos que não tenham acesso a internet.

 

Neste cenário existem três tipos de alunos, os que não estão recebendo nenhuma orientação, os que recebem de forma precária alguma atividade e os que têm o privilégio de ter um ‘contato’ maior com os professores por meio de videoaulas. Mesmo no melhor contexto, os alunos têm sofrido e no futuro vão sentir os reflexos, que sem dúvida serão maiores para alguns.


‘O ano perdido’ é a frase que mais se escuta quando o assunto é a educação em 2020. Se por um lado o futuro curricular dos estudantes assusta, por outro, a ‘pausa’ tranquiliza neste período. Familiares e alunos demonstram seu apoio e sua insatisfação com as aulas presenciais suspensas, quase que diariamente, em qualquer rede social.

 

Mas será que os alunos estão conseguindo aproveitar as atividades que estão tendo acesso? Existem diversos relatos, nas publicações aqui do Clic Camaquã, que demonstram falhas no processo da educação em casa. Pais comentando que as tarefas atrapalham a rotina da casa, que não estão conseguindo ter tempo para algumas atividades, que as crianças choram e fazem birra para realizar as atividades.

 

(Conteudo do cliccamaqua)


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE