Geral
‘Virei avó de repente’, diz mãe da jovem que deu à luz em rodovia
“Virei avó de uma hora para outra, de repente”, contou Magda Maria Fernandes, mãe da jovem que deu à luz na última quarta (9) na RJ-155, em Rio Claro, no Sul Fluminense. Segundo Magda, a filha de 15 anos disse que não sabia que estava grávida.
"Estávamos voltando de viagem do carnaval quando ela começou a sentir muitas dores. Pedi ao motorista que parasse a van em um posto. E minha filha falou ‘não adianta mais parar mãe, já nasceu’. Eu respondi ‘Nasceu o que?’. Levei um susto”, contou.
O motorista do veículo parou próximo ao Posto de Policiamento de Lídice, na altura do km 25 da RJ-155 (que liga Barra Mansa a Angra dos Reis). De acordo com os policiais, o motorista estava desesperado e abandonou a van. Em seguida, um agente assumiu a direção do utilitário, enquanto o outro ajudava a segurar o bebê, que já estava com praticamente todo o corpo do lado de fora.
Segundo Magda, a família passava o carnaval em Angra quando a filha começou a sentir muitas dores. “Levamos ela em um posto em Angra. Eles perguntaram se ela estava grávida e nós dissemos que não. Ela tomou soro e fomos embora”, contou. Mãe e filha passam bem e devem ter alta na tarde desta quinta-feira (10). “Ninguém sabia que ela estava grávida, nem ela mesma. Eu tinha notado que ela estava muito inchada recentemente e marquei médico pra examinar minha filha. Mas a criança nasceu antes”, explicou.
Magda contou que a neta se chama Ana Vitória e nasceu com quase 3 kg.
Policias ajudaram no parto
O policial Ronaldo de Carvalho, que ajudou no parto de Ana Vitória contou que saiu em busca de um hospital. “Eu pensei: a menina nunca foi mãe, e eu nunca fui parteiro. Então vamos passar por essa experiência juntos. Foi quando saímos em busca de um hospital”, contou ele, que estava com outro agente.
De acordo com ele, cerca de dez familiares estavam na van com a adolescente. Segundo os policiais, a mãe da jovem ficou enlouquecida ao saber da gravidez da filha. O namorado da menor também se mostrou surpreso e disse desconhecer que a adolescente estava grávida.
Segundo médicos da Unidade Médico Hospitalar Padre Alfredo Oelkers, para onde mãe e filha foram levadas inicialmente, o bebê nasceu com cerca de nove meses. Logo após o atendimento, as duas foram levadas para a a maternidade de Rio Claro.