País mostra tendência de baixa em casos de covid-19, afirma Opas

Organização Pan-Americana de Saúde destaca que, apesar disso, os indicadores ainda são preocupantes e exigem medidas para conter o vírus.


PUBLICIDADE

R7 / AGêNCIA ESTADO

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Marcos Espinal, reforçou nesta terça-feira (25) que o Brasil já mostra uma tendência de baixa nos casos de covid-19, mas alertou que ainda é preciso cuidado.

 

"Não podemos descartar possibilidade de segunda onda de covid-19 nas Américas", afirmou o cientista, durante coletiva de imprensa.

 

Por diversas vezes, Espinal mostrou-se temeroso com o relaxamento das medidas de proteção, como distanciamento social e uso de máscara, visto em grande parte das Américas e que pode levar à piora do estágio da pandemia.

 

A diretora da Opas, Carissa Etienne, por sua vez, mostrou-se ainda mais cautelosa durante a entrevista e reforçou que os indicadores sobre a pandemia seguem ruins. "Dados indicam necessidade urgente de políticas públicas para conter o coronavírus", disse aos jornalistas. "Relaxamento de restrições e volta às aulas são uma desconexão com os dados", completou.

 

Carissa Etinnne destacou que as mortes por covid-19 nas Américas dobraram nas últimas seis semanas e que a maioria dos novos casos no continente está concentrada em pessoas entre 20 e 59 anos. "Os jovens morrem menos, mas espalham o vírus para os idosos", alertou a cientista.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE