Médicos Sem Fronteira irão atender 6 mil indígenas em MS para conter avanço da Covid-19 em aldeias


PUBLICIDADE

G1 MS

Médicos Sem Fronteira fizeram reunião com lideranças de aldeias de MS para iniciar trabalho para conter avanço da Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Morena

A organização não governamental Médicos Sem Fronteira começou a fazer atendimento nesta quinta-feira (27) nas aldeias de Aquidauana, município a 422 quilômetros de Ivinhema. A secretaria especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde havia negado essa ação dos médicos, mas um novo plano de atendimento foi apresentado pela entidade e autorizado pelo órgão.


O novo plano de assistência aprovado pelo Ministério da Saúde prevê atendimento em 11 aldeias da região de Aquidauana e Anastácio e vai chegar a mais de 6 mil indígenas. A maioria da etnia terena.
Todo o trabalho será em conjunto com as equipes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).


Os Médicos Sem Fronteiras se reunirão com os caciques e as lideranças das aldeias para conhecer melhor as necessidades de cada comunidade.


Hoje (27), as equipes móveis já começam a atender. Os profissionais irão fazer visitas domiciliares e também vão percorrer as aldeias.


São três equipes móveis com pelo menos um médico e um enfermeiro. Ainda tem psicólogo, promotor de saúde e um especialista em água e saneamento.


Os Médicos Sem Fronteiras também estão apoiando o trabalho no Hospital Regional em Aquidauana, para onde são levados pacientes mais graves. Eles também oferecem capacitação par aos profissionais de saúde que atendem pacientes com Covid-19.

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) considera Aquidauana como região de alerta nível cinco, por ser uma das regiões de maior risco de contágio pelo novo coronavírus, e um dos epicentros da doença em Mato Grosso do Sul.


Desde julho, os indígenas terena denunciavam a falta de estrutura no atendimento médico nas aldeias.
De julho até agora, só nas aldeias dessa região pantaneira já foram confirmados 286 casos de indígenas infectados pelo novo coronavírus e 18 morreram de Covid-19.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE