PUBLICIDADE

MOMENTO DE GRAÇA: Quem é o Mestre?

| IVINOTICIAS/L.E.C.


Atualmente estamos passando por um momento de grande repercussão devido aos escândalos de corrupção dentro das portas religiosas. Com a velocidade de comunicação que a tecnologia nos proporcionou, como internet e televisão, as notícias chegam bem rapidamente. Existem pessoas que estão fazendo uma espécie de rodízio entre religiões e denominações religiosas. Isso por estarem sentindo-se exploradas ou prejudicadas de alguma forma. Mas, quanto mais fogem dos problemas deste contexto, mais eles aparecem.

 

Primeiro, devemos entender que esses problemas não são novidades em nosso meio. No Antigo Testamento, Deus se ira com esse tipo de problema. Vejamos logo abaixo:

 

“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.

 

Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:

 

Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;

 

Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:

 

Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.”

 Ezequiel 34:2-11

 

Olhem esse outro texto:

 

“Porque os pastores se embruteceram, e não buscaram ao Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam.” Jeremias 10:21

 

A maioria dos líderes religiosos daquela época estavam corrompidos no meio do sistema religioso. Isso não é novidade, Jesus Cristo também sofreu com isso, vamos comprovar:

 

“Disse Jesus: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras no templo; E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Mestre, Mestre.”

Mateus 23:2-7

 

“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um discípulo; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

Mateus 23:13-15

 

Pois é...

 

Para quem pensa que esse tipo de corrupção é de agora, esta bem enganado. No texto podemos ver Jesus indignado com os fariseus, pois eram os mestres da época. Ele é a favor da caridade, porém aqueles homens estavam interessados apenas em si mesmos. Os fariseus extorquiam o povo com mandamentos rigorosos que nem eles praticavam. Ensinavam coisas pesadas que faziam as pessoas ficarem presas nos seus problemas ainda mais. Usavam de pretextos como longas orações para prenderem os fiéis. Infelizmente em alguns casos o quadro ainda é muito parecido atualmente.

 

            Mas como surge esse tipo de corrupção?

            Geralmente surge por três motivos básicos:

 

1-      O inimigo que semeou o joio no meio do trigo. (ler Mateus 13:24-43)

2-      O interesse não voluntário pela obra de Deus.

3-      A falta de amor entre as pessoas, promovendo assim a maldade, inveja, egoísmo, cinismo e hipocrisia.

 

Como está escrito:

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias maldades.” 2 Timóteo 4:3

 

E como conviver com isso, sem deixar de acreditar em Deus?

 

 O apóstolo Paulo nos ensina como se portar em caso de corrupção. Vamos observar:

 

“Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo.” 1 Coríntios 5:9-13

 

Podemos ver que Paulo está dizendo que não devemos permitir pessoas que dizem serem irmãos, mas praticam a maldade, com esses ele diz para que nem façamos alguma refeição. Essa era a visão dele, mas o sistema de muitas religiões protegem os líderes corruptos, perpetuando o mal dentro do ambiente religioso e decepcionando milhões de pessoas que passam a desistir de acreditar em algo bom.

 

Jesus também fala a respeito:

 

“Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”

Mateus 18:6-7

 

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, desconsidera-o.

Mateus 18:15-17          

 

Bom é quando existe realmente uma conversão de vida. Exemplo disso foi Zaqueu. 

     

"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

 

E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão."

Lucas 19:1-9

 

Um pecador verdadeiramente arrependido procura restituir o máximo de prejuízo que causou a alguma pessoa com seus erros, seja ele físico, mental, espiritual ou material.

 

E o pecador não arrependido?

 

Existem vários sentimentos que impedem o arrependimento, como o ódio, orgulho, inveja, etc.

A Bíblia nos mostra alguns textos sobre isso:

 

"Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas." 1 João 2:9

 

"Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas." Marcos 11:26

 

"Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que procedem traiçoeiramente sem causa." Salmos 25:3   

 

Observem nos textos acima que a falta de amor, perdão e fidelidade, são as causas principais da corrupção.

 

Essa era a mesma diferença entre Pedro e Judas.

 

Pedro negou Jesus por três vezes, mas por medo de morrer. Já Judas, o traiu e o entregou na malícia de sua manipulação, talvez decepcionado por Jesus não representar a ostentação de um reinado de poder e domínio que ele esperava naquele momento em que o império romano estava no poder. Pedro arrependeu-se, porém Judas no seu remorso foi tão orgulhoso que não se permitiu arrepender-se, pois seu ego era maior que um possível arrependimento. Então foi e se enforcou.

 

MAS COMO NÃO DESANIMAR DA FÉ EM TEMPOS DE CORRUPÇÃO?

 

Primeiramente devemos saber quem é o mestre.

Mas quem é o mestre?

 

As pessoas que entenderam essa pergunta ficaram firmes sem desanimar.

Davi escreveu:

            “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” Salmos 23:1

          Davi entendeu que Deus é o pastor dele. Ele não disse: o João é meu pastor, ou Pedro é meu pastor, ou até Maria é minha pastora, etc...

Mas ele disse o Senhor é meu pastor.

Salomão, também escreveu:

“As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.

Eclesiastes 12:11

 

Jesus também deixou bem claro como devemos fazer:

 

“Vós, porém, não queirais ser chamados de mestre, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois igualmente irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis líderes, porque um só é o vosso Líder, que é o Cristo. O maior dentre vós será como o que serve. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

 

Mateus 23:8-12

 

         Para os seguidores do cristianismo, Jesus é o único mestre e todos nós somos igualmente irmãos, e si alguém almeja a liderança, que sirva a todos com amor. E tem mais, até o anjo mandou João adorar somente a Deus, e isso anula qualquer pessoa de ser reconhecida como alguém na terra que mereça veneração. Veja:

 

“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que me mostrava para o adorar. E disse-me o anjo: Olha, não faças isso; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora somente a Deus.” Apocalipse 22:8-9

 

      Preste atenção no que Jesus disse a Pedro:

“Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21:17

 

      Veja que Jesus disse: Apascenta as minhas ovelhas, e não apascenta as tuas ovelhas. Cristo deixou bem claro que as ovelhas pertencem a Ele, e não a Pedro, ou a outro qualquer. Alguns podem ter o dom de apascentar, mas as ovelhas são de Jesus e muitas vezes têm líderes que se esquecem ou não aprenderam isso, e infelizmente fazem muitas pessoas se perderem na caminhada da fé.

 

          Jesus também afirmou claramente:

 

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.”

João 10:11-16

 

          Jesus disse que Ele é o bom Pastor, você procura um bom Mestre?

 

Jesus é o bom mestre.

 

O mercenário foge e deixa as ovelhas na mão do lobo e ele às dispersa. Isso tem acontecido hoje, as pessoas estão se sentindo sozinhas, cada uma por si, pois muitos mercenários têm estado à frente do rebanho.

No dicionário a palavra mercenário significa: "Que trabalha sem outro interesse a não ser por dinheiro".

Mas se nós reconhecermos a voz do bom Mestre, então viveremos pela fé e nunca desfaleceremos da graça de Deus.

“Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”

Hebreus 10:38

 

Viver com entendimento é o melhor caminho para não desanimarmos. Devemos fugir das ilusões e das promessas duvidosas. Já faz dois mil anos que o povo escolheu matar Jesus e soltar o ladrão Barrabás. Talvez agora já seja a hora de colocarmos na prisão o ladrão e deixarmos Jesus livre para agir em nossos corações.

 

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...”

Oséias 4:6 

 

“Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e os pássaros sabem o seu destino; mas o meu povo não conhece a vontade do seu Deus.”

Jeremias 8:7

 

“Jerusalém, Jerusalém, que perseguem e matam os profetas e apedrejas os que te foram enviados. Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus debaixo das asas, e vós não quisestes. Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis mais, até que venham a dizer: Bendito é a aquele que vem em nome do Senhor!” Mateus 23:37-39  

 

“Ide e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício.” Mateus 9:13



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE