Nova Alvorada do Sul também decreta situação de emergência


PUBLICIDADE

CAMPO GRANDE NEWS

Mais um município de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência por causa das chuvas de verão, que provocaram estragos de norte a sul. Agora, foi a vez de Nova Alvorada do Sul.

O decreto assinado pelo prefeito Arlei Silva Barbosa afirma que, desde janeiro até o dia 9 de março, choveu na cidade mais de mil milímetros, quando a quantidade esperada era de 531,4 milímetros.

Conforme a prefeitura, a chuva em excesso elevou os níveis dos rios Vacaria e Anhandui e dos Córregos Santa Luzia, Pulador, Piau, Esteio, Santa Fé e Ribeirão Rio Branco, provocando transbordanmento e inundações na área rural do município.

Conforme o texto, pontes foram inundadas e danificadas, estradas sofreram danos e, por causa disso, o transporte escolar de alunos que moram na área rural e estudam no campo e na cidade teve de ser suspenso

O decreto cita, ainda os prejuízoso para o setor agropecuário, uma das principais fontes de arrecadação do Município, “severamente afetado” pela ausência se sol, que impediu a maturação dos grãos de soja, e pelas condições das estradas, que não permitiram o acesso dos produtores de leite até os laticínios.

A situação, válida para as regiões prejudicadas, é pelo prazo de 90 dias, a partir de 9 de março.

Com a publicação do decreto, a prefeitura espera ter acesso a recursos emergenciais para recuperação da cidade e também a auxílios que possam ser aprovados aos produtores rurais, entre eles a prorrogação de prazo do pagamento das dívidas contraídas.

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE