Dia decisivo da eleição nos EUA começa com os olhos voltados para a Flórida


PUBLICIDADE

CNN

Mais do que um único pleito, os Estados Unidos veem se encerrar nesta terça-feira (3) cinquenta eleições diferentes, com os estados votando sobre os destinos dos seus delegados no Colégio Eleitoral, que ao final é quem define quem será o próximo presidente do país.

 

Dessas dezenas de votações, uma dará aos EUA e ao mundo o primeiro grande indicativo de quem leva a Casa Branca, se o presidente Donald Trump será reeleito ou se perderá para o adversário democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden. Trata-se da Flórida.

 

A principal razão é a velocidade como a Flórida apura os votos, especialmente os que são enviados pelo correio, registrados em volume muito maior do que o tradicional em função da pandemia do novo coronavírus. O estado já iniciou essa contagem e deve dar rapidamente resultados parciais.

 

A votação na maior parte do estado acaba por volta das 19h no horário local, 21h no horário de Brasília. O destino desses quase trinta delegados deve ser conhecido ainda nas últimas horas da terça-feira. 

 

No formato americano de Colégio Eleitoral, os estados têm diferentes pesos e seguem diferentes regras para a distribuição dos seus votos. Na populosa Flórida, quem vence leva todos os 29 votos no colegiado para si e consegue uma grande vantagem.

 

A Flórida é o estado mais ao sul da porção continental dos EUA, com vários elementos que remetem aos países latinos, como o clima mais quente e o fato de ter sido inicialmente uma colônia espanhola. Para os brasileiros, o estado também é muito conhecido por sediar os parques da Disney, que ficam em Orlando, e o paraíso de compras de Miami.

Além do Colégio Eleitoral, o resultado lá também vai indicar a tendência de alguns segmentos decisivos do eleitorado, especialmente os hispânicos, cuja importância para o resultado no pleito dos Estados Unidos é maior a cada eleição.

 

Contagem

 

Como o democrata Joe Biden é favorito na também populosa Califórnia (55 delegados), essencialmente democrata, uma vitória na Flórida dá contornos de favoritismo para a sua candidatura, apesar de matematicamente Donald Trump ainda poder virar.

 

O atual presidente e candidato republicano à reeleição venceu no estado em 2016, mas a média das pesquisas apurada pela CNN indica um favoritismo estreito para Joe Biden, que aparece com 48%, contra 46% de Donald Trump.

Como observou o analista da CNN Lourival Sant'Anna, se perder a Flórida (29) e o relativamente pequeno Iowa (6), Trump precisaria vencer em todos os outros estados que ganhou na última eleição para repetir o feito de quatro anos atrás.

 

Vence quem obtiver 270 votos no Colégio Eleitoral. Em 2016, Trump foi eleito com 306. Sem a Flórida e o Iowa, o presidente teria 271. Mais um deslize e o republicano perde.

 

Único instituto a prever a vitória de Donald Trump quatros anos atrás, e que também está praticamente sozinho na crença de que o presidente se reelegerá, o Trafalgar Group também aposta que a Flórida será decisiva. O instituto, no entanto, projeta uma vantagem para Trump no estado (49,6% a 46,9%).

 

Estados-chave

 

Além da Flórida, há um grande peso para os resultados que serão divulgados por três estados que são tradicionalmente democratas, mas que pavimentaram a vitória republicana em 2016. São eles a Pensilvânia (20), o Michigan (16) e o Wisconsin (10) -- que, juntos, somam 46 votos no Colégio Eleitoral.

 

Segundo as médias apuradas pela CNN, o democrata tem 50% das intenções de voto na Pensilvânia, 51% no Michigan e 52% em Wisconsin. Trump, respectivamente, aparece com 44%, 42% e 42% nos três estados.

 

O Trafalgar também leva em consideração, na sua projeção de reeleição, que o atual presidente esteja na frente no Michigan e na Pensilvânia, assim como em outros dois estados que podem impactar diretamente, o Arizona e a Carolina do Norte.

 

Recordar é viver

 

A última vez que um candidato a presidente ganhou na Flórida mas perdeu a eleição foi em 1992, quando o presidente George H. W. Bush, que também disputava a reeleição, se viu derrotado pelo democrata Bill Clinton mesmo tendo vencido.

 

Mas foi George W. Bush, o Bush filho, quem protagonizou um episódio tão polêmico quanto clássico de crise nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

 

Nas eleições de 2000, a disputa entre ele e o democrata Al Gore se arrastou por semanas e só foi encerrada com uma decisão da Suprema Corte que ratificou a contagem favorável ao candidato republicano.

 

Por uma diferença oficial de apenas 537 votos, em um total de quase 6 milhões, George W. Bush conquistou os delegados do estado e foi eleito presidente dos Estados Unidos. Ele voltaria a vencer no estado em 2004, assim como os presidentes eleitos na sequência, Barack Obama (2008 e 2012) e o próprio Trump em 2016.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE