PUBLICIDADE

Tecnologia Compartilhamento de dados do WhatsApp com Facebook entra em vigor em maio (ÀUDIO)

| AGÊNCIA 2/BERNADETE DRUZIAN


Foto: Ilustrativa - G1.globo
PUBLICIDADE

Nova política de privacidade do WhatsApp só vai começar a vigorar em 15 de maio.

O prazo inicial para compartilhamento automático de dados com o Facebook, previsto para 08 de fevereiro, foi adiado.

 

PASSAGEM

Proposta de unificar os conteúdos das redes sociais WhatsApp e Facebook não caiu nada bem para a reputação das redes sociais de Mark Zuckerberg.

 

Com muitas críticas e uma significativa evasão dos usuários para outros conversadores instantâneos, os responsáveis pelo popular ZAP deram mais tempo para que as pessoas possam entender melhor as regras.

 

A nova política inclui mudanças nas normas para coleta de dados em conversas entre contas comerciais, que também devem entrar em vigor em 15 de maio.

 

Aqui seguem algumas dicas sobre o que muda, na prática, para dois bilhões de usuários no mundo todo:

Facebook ou qualquer outra rede social não poderá ler as mensagens enviadas pelo WhatsApp a partir de contas individuais ou de grupos, por causa da criptografia.

 

Mas a privacidade não está garantida nas contas empresariais.

 

Isso porque são contas operadas por ferramentas fora da rede de conversação e que, com a presença de terceiros, não é possível manter a criptografia de privacidade.

 

O WhatsApp explica que informa ao usuário, no topo do chat, que a conversa é com uma conta comercial.

E o Facebook também vai garantir essa hospedagem da conversa comercial.

 

A interação dos dados com todas as redes vai permitir mapear a situação do usuário nas três plataformas: WhatsApp, Facebook e Instagram.

 

Por exemplo, tempo de permanência nas redes, carga de bateria, operadora do celular e força do sinal.

 

O compartilhamento de dados do WhatsApp com o Facebook, que já vem desde 2016, inclui: informações do registro de usuário, como número de telefone, endereço do IP, que é o equipamento de onde a rede foi acessada; dados sobre o dispositivo móvel utilizado, como modelo de aparelho.

 

Também disponibiliza informações sobre transações e pagamentos, interação na rede com empresas e pessoas – isso inclui tempo, frequência e duração das atividades.

 

Para saber se você permitiu o compartilhamento com o Facebook acesse na sua plataforma do WhatsApp as Configurações, toque no item Conta e na opção Solicitar Relatório.

Em 3 dias a rede deve enviar as informações.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE