PUBLICIDADE

Atleta de MS, 'Cowboy de aço' competirá nas Paralimpíadas de Tóquio em agosto

Ex-peão de rodeio, Fernando se dedica à paracanoagem desde 2012

| MIDIAMAX


foto: midiamax
PUBLICIDADE

Natural de Eldorado, Mato Grosso do Sul, o atleta Fernando Rufino, de 35 anos, vai competir nos Jogos Paralímpicos de Tóquio que começam em agosto.

 

A vaga está garantida desde agosto de 2019, quando o "Cowboy de Aço", como é conhecido, chegou em sexto lugar na prova do caiaque KL2 200m, durante o Mundial de Paracanoagem na Hungria.

Com o início das Paralimpíadas se aproximando, o atleta já se prepara para a competição ao lado do treinador Thiago Pupo e do preparador físico Luiz Gustavo.

 

"Mesmo com todo o contexto que nós estamos vivendo, estamos bem fisicamente e psicológicamente preparados. Nos preparando cada vez mais... Viajamos agora dia 8, se tudo der certo, para a Copa do Mundo na Hungria, eu já tô classificado", disse Fernando.

 

Depois de participar do torneio na Europa, é que o Cowboy vai disputar em Tóquio, onde está classificado em duas categorias: canoa e caiaque.

No momento, o atleta que nasceu em Eldorado, mas cresceu em Itaquiraí (MS), está treinando na cidade de Ilha Comprida, em São Paulo, e revela ansiedade para colocar os treinos em prática.

 

"A gente tá se preparando em cima de muitos dados, de muitos números pra buscar a melhor performance física, afinal vamos disputar o maior campeonato esportivo do planeta. Estou muito ansioso, com o desejo de estar na competição, quebrar um pouco a rotina, o dia a dia de só treinamento", garantiu.

 

Ex-peão de rodeio 
Um acidente de ônibus em 2005 fez com que Fernando ficasse paraplégico quando ainda era peão de rodeiro no interior MS. Sete anos depois, em 2012, o Cowboy deu a volta por cima e ingressou na paracanoagem.

 

Em 2016, Rufino estava com vaga nos Jogos Paralímpicos do Brasil, mas foi cortado da equipe nacional às vésperas da competição por causa de um problema no coração.

 

O Cowboy de Aço acumula vitórias praticando canoagem pelo mundo e aumenta cada vez mais sua história de superação. 

 

Tóquio 2021

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 terão início logo depois dos Jogos Olímpicos, a partir do dia 24 de agosto, se encerrando em 5 de setembro.



LEIA MAIS

MS
Apaefs de Dourados participa da Copa do Brasil de Futsal pela segunda vez, com apoio da Fundesporte
MS
Operário toma virada em Dourados e vê liderança do hexagonal ser ameaçada
Galo perdeu por 2 a 1 para o DAC e, agora, aguarda resultados de Comercial e Costa Rica para saber se segue na liderança
MS
Em jogo de seis pontos, Dourados vence União ABC pelo Sul-Mato-Grossense
Com a vitória, o DAC soma seis pontos e encosta no terceiro colocado do hexagonal, Comercial, que tem sete pontos
MS
Águia Negra embola grupo e Comercial encaminha classificação para as oitavas
Seis times avançam para a próxima fase; três vagas ainda não foram definidas
MS
Cidade de Mato Grosso do Sul pode sediar Festival de Esportes de Praia no final do ano
São disputas no vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, natação e canoagem
MS
Dourados faz 6 a 0 e garante classificação; Comercial também vence
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE