Ivinhema
Projeto impulsiona Agricultura Familiar em Ivinhema
Prefeitura e Agraer desenvolvem o Programa Nacional de Alimentação Escolar e os produtos cultivados em Ivinhema são destinados às escolas do Município.
ASSESSORIA
A agricultura de Ivinhema passa por uma verdadeira revolução. Diversos programas executados pela Prefeitura, através da secretaria de Agricultura e a Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural - garantem melhores condições de desenvolvimento neste setor. Um dos projetos é o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que há um ano e meio está em execução no Município.
O PNAE garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados nas escolas municipais. A ideia agora é fazer com que as Escolas Estaduais também sejam incluídas neste programa.
Para isso, foi realizada ontem uma reunião na Secretaria Municipal de Agricultura com o prefeito Renato Câmara, secretários, representantes da Agraer e diretores das escolas estaduais. Dentro dos próximos dias deve sair mais alguma novidade sobre esta ação.
Outro programa que também tem dado bons resultados é o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, que tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.
Até o momento o programa abrange 50 produtores e pretende triplicar esse número nos próximos meses. A Conab adquire os produtos cultivados no Município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.
Entre os produtos já cultivados e inseridos no PAA de Ivinhema está a melancia, o mamão, a goiaba, o abacaxi, a abóbora e a mandioca. “Fortalecer o pequeno produtor e incentivar ações como esta fazem parte do nosso grande projeto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar esse projeto juntos a nossa secretaria de agricultura e com a Agraer”, destaca o prefeito Renato Câmara.