NOVA ANDRADINA: Corpo de Bombeiros Militar salva vida de recém-nascida


PUBLICIDADE

JORNAL DA NOVA

Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina salva vida de recém-nascida - Foto: 3º SGBM-Ind/Divulgação
PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina (3º SGBM/Ind) salvou a vida de um bebezinho, de 14 dias, nesta terça-feira (4). A recém-nascida Maria Clara Silva dos Santos estava com as vias aéreas obstruídas por broncoaspiração e foi levada às pressas ao Quartel do Corpo de Bombeiros Militar. Pálida, os lábios e pontas dos dedos da bebê já estavam arroxeados e ela não conseguia respirar.

 

Segundo relato da mãe, Maria Eduarda Silva Amorim, a criança havia sido amamentada minutos antes e foi colocada para dormir, momento em que percebeu que a bebê começou a tossir e que estaria engasgada. Naquele momento, após ligar no telefone 193, a puérpera decidiu ir o mais rápido possível ao Quartel.

 

Imediatamente após chegarem ao Quartel da Corporação, a equipe de serviço operacional dos bombeiros utilizou a manobra chamada tapotagem, que é uma técnica de desobstrução de vias aéreas, juntamente com compressão torácica, para salvar a vida da bebê. O Sargento Anderson, logo no primeiro ciclo da manobra, conseguiu desobstruir o líquido das vias aéreas da pequena Maria Clara. “Foi um momento de muita emoção”, descreveu o militar após ter sucesso na aplicação da técnica de atendimento pré-hospitalar. A neném, em seguida, ficou aos cuidados da genitora dela, que, aliviada, pôde voltar para casa.

 

De acordo com os bombeiros, é comum esse tipo de acidente com recém nascidos. Se realizado no menor tempo possível, na maioria das vezes, o procedimento de desafogamento de crianças terá sucesso para desobstruir as vias aéreas e aliviar o engasgamento.

 

A tapotagem é uma técnica que é realizada com o recém-nascido deitado de bruços sobre um dos antebraços, batendo com a outra mão na forma de concha, em moderada força nas costas, aliado ao procedimento de compressão torácica, virando o bebê de frente, também no antebraço, e com dois dedos, indicador e médio, fazer cinco compressões no meio do tórax, alternando os procedimentos até a desobstrução total do líquido das vias aéreas.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE