Secretaria de Saúde de Ivinhema reforça combate à Dengue

Prefeitura recolheu aproximadamente 14 toneladas de pneus que poderiam servir de criadouro do mosquito transmissor da doença.


PUBLICIDADE

ASSESSORIA

A Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria de Saúde e do Controle de Vetores desenvolve cada vez mais ações para combater a dengue no Município. Na manhã de ontem, foram recolhidas aproximadamente 14 toneladas de pneus. Estes objetos estavam espalhados pela cidade e apresentavam risco de se tornar foco para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

A secretária municipal de Saúde, Sônia Aparecida Dias Henriques Garção, ressalta que combater contra esse mal tem que ser um trabalho contínuo e que deve ter a colaboração de todos. “A conscientização da população sobre os riscos de contrair dengue é de grande importância. Isso evita o aumento da doença. Evita a dengue hemorrágica, que pode matar. É fundamental que a população ajude a combater o mosquito da dengue”, disse a secretária.

O prefeito Renato Câmara ressalta que para acabar com esse problema é fundamental ações conjuntas entre autoridades municipais e à população. “É uma luta grande. Por isso damos valor e atenção a todos os trabalhos como este que vem sendo realizados em nosso município”, disse o prefeito.

A Secretaria de Saúde pede para que os moradores mantenham seus quintais limpos e lembra que qualquer lugar pode servir de criadouro para o mosquito da dengue se reproduzir, entre eles caixas d´agua, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, garrafas, latas, pneus, e muitos outros objetos que acumulam água.

Outro trabalho intensivo desenvolvido pela Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária de Ivinhema é o combate aos caramujos. Agentes comunitários de saúde e de vetores fazem um trabalho de conscientização desse problema aos moradores da cidade. Recentemente, foi realizado um mutirão de limpeza em todos os Bairros da cidade e também no Distrito de Amandina.

O número de caramujos aumenta sempre depois das chuvas e a melhor forma de controle é mesmo pegá-los com as mãos, desde que estejam com luvas. A captura deve ser feita nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, quando os caramujos saem para comer. Os caramujos recolhidos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE