PUBLICIDADE

MS pode receber lote com 3 milhões de doses da Janssen para vacinar toda a população em 5 dias

| MIDIAMAX


Vacinas da Janssen podem ser usadas para imunizar toda a população de MS - Divulgação
PUBLICIDADE

O Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para enviar o lote com 3 milhões de doses da vacina contra covid da Janssen ao Estado. O objetivo é vacinar toda a população do Estado em 5 dias a fim de promover um estudo pioneiro a nível mundial.

 

A justificativa é de que essa 1ª remessa que virá ao Brasil deve ser aplicado até 27 de junho e Mato Grosso do Sul é o 1º estado do país em vacinação, tanto da 1ª quanto da 2ª dose. Além disso, o documento relata a situação crítica que MS vive, com falta de leitos e aumento exponencial de casos desde janeiro.

 

Dessa forma, o presidente do conselho, Rogério Leite, pontua que seria interessante a realização de um estudo em que um estado inteiro seja imunizado. "O Mato Grosso do Sul é um Estado pequeno, com baixa densidade demográfica, e que no momento possui uma taxa de infecção elevada para que o efeito da vacinação possa ser avaliado mais rapidamente, e possui condições de realizar a pesquisa", destaca o documento.

 

Além disso, o Cosems garantiu que as perdas da vacina serão mínimas. "Temos uma ótima logística e um grande desempenho na aplicação das vacinas que é demostrada pelo percentual de 96,67 das vacinas recebida aplicadas o que nos qualifica para assumirmos o compromisso em receber, distribuir e aplicar essas vacinas em 5 dias", concluiu.

 

Vacinas Janssen


Lote com 3 milhões da vacina da Janssen deve chegar ao Brasil na próxima semana, mas tem validade para o dia 27 de junho. Como o imunizante é importado, o país terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses.

 

O Brasil firmou um acordo com a Janssen de receber um total de 38 milhões de doses com entregas no 3º e no 4º trimestre. A vacina requer a aplicação só de uma dose, ao contrário da maioria das vacinas aplicadas atualmente contra a Covid, que exigem duas doses.



LEIA MAIS

MS
Discussão por uso de droga acaba com usuário agredido a pauladas em MS
Vítima tinha ferimentos no pescoço e foi socorrida pelos bombeiros
MS
Ministério da Saúde define até quarta-feira sobre envio de 215 mil doses da Janssen para MS
Ideia é aplicar vacina nos municípios da fronteira para fazer parte de um estudo epidemiológico
MS
Morre em Culturama aos 33 anos irmã do vereador Michel do Ceará
MS
Com novos leitos, MS tem ocupação de 96% em UTIs para pacientes com covid nesta segunda-feira
Em algumas regiões do Estado indicador está abaixo dos 90%
MS
Primeiro dia do inverno tem previsão de pancadas de chuva para MS
Mesmo no inverno, há indícios de dias com calor, especialmente durante julho, agosto e setembro
MS
Dois municípios de MS já aplicaram 1ª dose da vacina em mais de 50% da população
Japorã e Cassilândia lideram índice, de acordo com a plataforma "Vacinômetro"
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE