Itaipu analisa ponte entre MS e PR que pode encurtar exportações em 130 km

Obra ligaria Porto São João, em Batayporã, ao município de São Pedro do Paraná


PUBLICIDADE

MIDIAMAX

Balsa atravessa o Rio Paraná na região do município de São Pedro do Paraná - Divulgação/Prefeitura de São Pedro do Paraná
PUBLICIDADE

A Itaipu Binacional avalia a possibilidade de apoiar projeto para construção de uma ponte entre Mato Grosso do Sul e o Paraná. Se concretizada, a obra encurtaria o caminho do escoamento da produção de grãos do Estado até o porto de Paranaguá (PR) em aproximadamente 130 quilômetros.

 

A proposta de construção da ponte foi apresentada por dirigentes da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná) à diretoria da margem brasileira de Itaipu na segunda-feira (21).

 

O projeto prevê a solução rodoviária conectando Porto São João, em Batayporã, com o município de São Pedro do Paraná (PR). Segundo disse ao site oficial de Itaipu o presidente da Socipar, Demerval Silvestre, a nova ponte integra um projeto ainda mais amplo e que inclui a duplicação da BR-376, uma das mais importantes para o escoamento da produção agrícola nacional.

 

Em maio deste ano, o porto de Paranaguá foi o principal destino das commodities produzidas em Mato Grosso do Sul para exportação, com uma participação de 36,17%. O número é da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, prometeu submeter a proposta de construção da ponte a estudos. O primeiro passo para viabilizar a obra seria o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental).

 

Enquanto isso, Mato Grosso do Sul também vive a expectativa pela retomada da licitação de outra ponte, entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta. O procedimento foi paralisado pelo governo do país vizinho, que priorizou o investimento em medidas de enfrentamento à covid-19. A obra de US$ 82 milhões vai ser custeada pela margem paraguaia de Itaipu.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE