Taleban reprime protesto com violência; ao menos três morreram


PUBLICIDADE

UOL

O Taleban enfrentou hoje os primeiros protestos de rua contra sua tomada de poder no Afeganistão, com manifestações em pelo menos duas cidades. Soldados talebans dispararam contra a multidão e espancaram manifestantes e jornalistas em Jalalabad, segundo as informações . A agência Reuters, citando testemunhas, informou que três pessoas morreram e doze ficaram feridas.

 

Centenas de manifestantes marcharam pela principal rua comercial, assobiando, gritando e carregando bandeiras da República Afegã. Os combatentes do Taleban atiraram para o ar para dispersar a multidão, mas os manifestantes não recuaram.

 

O Taleban havia assumido o controle da cidade, um centro comercial perto da principal fronteira com o Paquistão, quatro dias antes, sem muita resistência, depois que um acordo foi negociado com os líderes locais. Em Khost, no sudeste do país, também ocorreram manifestações.

 

A resposta do Taleban à manifestação em Jalalabad mostra que a tentativa dos líderes do grupo de se vender como "moderados" para facilitar seu reconhecimento pela comunidade internacional pode não ser verdadeira. Ontem, em sua primeira entrevista coletiva após a tomada do poder, o porta-voz do grupo fundamentalista disse que o grupo não quer nenhum inimigo e que perdoa "todos aqueles que lutaram contra nós". ... 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE