Postagens desmentem foto viralizada de manifestação no DF?

A foto registra a chegada de manifestantes em Brasília, para o sete de setembro. Deitado no chão está um morador de rua


PUBLICIDADE

R7.COM

Publicações em redes sociais tem contestado a veracidade de uma foto da manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, realizada em Brasília no último dia sete.

 

A foto, da jornalista Sarah Teófilo, foi tirada no início da manhã daquele dia, no Eixo Monumental. E acabou viralizando nas redes sociais. Ela retrata a chegada de pessoas que vão participar da manifestação, na Esplanada dos Ministérios.


A maior parte dos manifestantes está com roupas verdes e amarelas e com bandeiras do Brasil. Deitado na calçada, perto de onde passam os manifestantes, está um morador de rua.

 

As postagens sobre a foto começaram a surgir logo depois dela ter viralizado. Elas reproduzem a imagem de Sarah Teófilo, com a legenda "Montagem". E, abaixo, a mesma foto, mas sem a presença do morador de rua, com a legenda "Original".

 

Essas postagens, na verdade, usaram de programas de edição para apagar a imagem do morador de rua. O MonitoR7 consultou Sarah Teófilo, que além do original da foto viralizada, nos enviou outras fotografias, tiradas no mesmo momento, nas quais o mesmo morador de rua aparece. Elas podem ser vistas na galeria abaixo.

 


Sarah Teófilo


Sarah contou que a foto foi tirada às 7h10, no viaduto do Eixo Monumental, que fica logo após o Museu Nacional da República. A jornalista estava no local desde as 6h30 e acompanhou a chegada dos manifestantes.

 

Ela começou a registrar a movimentação na rodoviária de Brasília. Logo depois, viu o homem dormindo profundamente na calçada do viaduto. Reparou que ele usava um pequeno saco de comida como travesseiro. E que ele não se incomodava com o movimento e com o barulho das pessoas.

 

Sarah fez o registro daquela situação em várias fotos. Logo depois, ela percebeu que o homem acordou rapidamente, mudou de posição e continuou deitado no mesmo lugar.

 
A fotografia que viralizou, registrada por Sarah Teófilo, é verdadeira. O que está em algumas publicações em redes sociais é uma adulteração. A foto original apenas retratou uma situação que, infelizmente, é comum em grandes cidades brasileiras.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE