Faltando vacinar 130 mil, MS prevê chegar aos 100% em um mês

Estado recebe nesta quarta-feira (15) mais 17.550 vacinas da Pfizer, último lote para 1ª dose


PUBLICIDADE

CAMPOGRANDENEWS

Com 67,7% da população adulta já imunizada, ou seja, com o ciclo de vacinação contra a covid completo, Mato Grosso do Sul ainda precisa vacinar 133 mil pessoas acima dos 18 anos para alcançar a marca de 100% de adultos vacinados com ao menos uma dose. Os números são de levantamento feito pelo Campo Grande News.


Ao todo, o Estado conta atualmente com 2.081.761 pessoas acima dos 18 anos, sendo que 1,4 milhões já fecharam o ciclo vacinal, seja com duas doses ou com a dose única da Janssen. Há ainda 536,9 mil adultos (25,7% do grupo) com apenas uma dose aplicada e aguardando o intervalo para se imunizar por completo.

PUBLICIDADE


Já os não vacinados entre 18 anos ou mais somam 133.526 habitantes em Mato Grosso do Sul, número que representa 6,41% dos adultos no Estado e que segundo o chefe da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, pode ser zerado em breve.

 

"Podemos chegar a 100% dos adultos vacinados em até um mês. Vamos esperar até o fim da semana para fazer um levantamento mais elaborado e identificar certinho esses números, iniciando uma campanha para fazer a busca ativa desses não vacinados", explica o secretário à reportagem, prestes de embarcar para Naviraí.

 

Geraldo também comentou que a previsão da pasta estadual de saúde é que se alcance até o fim desta semana o índice de 70% de imunizados entre pessoas com 18 anos ou mais, a faixa etária de adultos. Contudo, apesar da pretensão, a vacinação depende das prefeituras, responsáveis por armazenar e aplicar as vacinas.

 

Até o fim do dia, Mato Grosso do Sul deve receber mais 17.550 doses da Pfizer, em repasse feito pelo Ministério da Saúde que deve ser o último destinado aos estados com fins de atender a aplicação das primeiras doses. Este lote chega ao Brasil também nesta quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

 

Dados cruzados - O levantamento feito pela reportagem cruza dados obtidos na plataforma Mais Saúde e disponibilizados até aproximadamente 10h deste quarta, podendo haver leves discrepâncias nos números por causa do prosseguimento da campanha de vacinação contra a covid-19 nos 79 municípios do Estado.

 

O Mais Saúde aponta que Mato Grosso do Sul já recebeu e redistribuiu para as secretarias municipais de Saúde 3.543.540 doses de vacina, sendo que 3.332.237 já haviam sido aplicadas às 13h desta quarta-feira.

 

Sendo assim, há ainda 211.303 doses em estoque, conforme a plataforma - o que corrobora com a cobrança constante de Geraldo, com a frase "lugar de vacina é no braço, não na geladeira". A plataforma ainda mostra que das 1,85 milhão de doses destinadas para iniciar a imunização, todas já foram usadas.

 

Além disso, 20,9 mil destinadas para a segunda dose foram também empregadas na aplicação da primeira. O Ministério da Saúde já repassou 1,38 milhão de vacinas para Mato Grosso do Sul aplicar em segundas doses.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE