Lançamento do álbum Nevermind, do Nirvana, completa 30 anos


PUBLICIDADE

AGENCIA BRASIL

Um marco do rock alternativo e do grunge. Em 24 de setembro de 1991, a banda Nirvana lançou o álbum Nevermind. Na capa, a foto de um bebê mergulhando como se fosse alcançar uma nota de US$ 1. O segundo álbum da banda norte-americana foi a estreia do baterista Dave Grohl, tocando ao lado do vocalista e guitarrista Kurt Cobain e do baixista Krist Novoselic.

 

O antigo baterista, Chad Channing, também colaborou na gravação. Na época, o Nirvana não era tão conhecido como veio a se tornar depois do sucesso do álbum. A primeira faixa, Smells Like Teen Spirit, virou hino entre os jovens. No dia 12 de outubro - menos de um mês depois de chegar às prateleiras das lojas -, Nevermind ganhou disco de ouro após um milhão de cópias vendidas.

 

Em janeiro de 1992, Nevermind alcançou o primeiro lugar na lista da Billboard, substituindo Dangerous, de Michael Jackson. Em entrevista ao rapper Pharrell Williams, Dave Grohl, que hoje integra o Foo Fighters, revelou que se inspirou em The Gap Band, da banda Cameo, e em Tony Thompson, baterista do Chic, para tocar nas músicas de Nevermind. A conversa foi veiculada em julho de 2021.

 

Um mês depois, veio à tona que os responsáveis pelo álbum Nevermind estavam sendo processados por causa da famosa capa com bebê nu. Spencer Elden, que tinha quatro meses quando foi fotografado, alega que foi vítima de exploração sexual infantil comercial. Os pais teriam recebido apenas US$ 200 na época. Além de uma indenização, foi solicitado que as partes íntimas sejam cobertas na foto. A imagem da capa foi inspirada em partos na água, tema pelo qual Kurt Cobain tinha admiração.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE