Colin Powell, que moldou a segurança nacional dos EUA, morre aos 84


PUBLICIDADE

MIDIA MAX

Colin L. Powell, que em quatro décadas de vida pública serviu como o principal soldado, diplomata e conselheiro de segurança nacional do país, e cujo discurso nas Nações Unidas em 2003 ajudou a pavimentar o caminho para os Estados Unidos irem à guerra no Iraque, morreu na segunda-feira. Ele tinha 84 anos.

 

Ele morreu de complicações da Covid-19, disse sua família em um comunicado. Ele havia sido  totalmente vacinado e tratado no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, disse sua família.

 

O Sr. Powell foi um pioneiro atuando como o primeiro assessor de segurança nacional afro-americano do país, presidente da Junta de Chefes de Estado-Maior e secretário de Estado.

 

Nascido no Harlem de pais jamaicanos, o Sr. Powell cresceu no South Bronx e se formou no City College de Nova York, ingressando no Exército por meio do programa Reserve Officer Training Corps. De um jovem segundo-tenente comissionado no início de um Exército recém-desagregado, Powell serviu em duas viagens de combate condecoradas no Vietnã. 

 

Mais tarde, ele foi conselheiro de segurança nacional do presidente Ronald Reagan no final da Guerra Fria, ajudando a negociar tratados de armas e uma era de cooperação com o presidente soviético, Mikhail Gorbachev.

 

Como presidente do Joint Chiefs, ele foi o arquiteto da invasão do Panamá em 1989 e da guerra do Golfo Pérsico em 1991, que expulsou Saddam Hussein do Kuwait, mas o deixou no poder no Iraque. Junto com o então secretário de Defesa Dick Cheney, Powell reformulou os militares americanos da Guerra Fria que estavam prontos na Cortina de Ferro por meio século. 

 

Ao fazer isso, ele carimbou a Doutrina Powell nas operações militares - armado com objetivos políticos claros e apoio público, use força decisiva e avassaladora para derrotar as forças inimigas.,

 

Ao instruir repórteres no Pentágono no início da guerra do Golfo, Powell resumiu sucintamente a estratégia dos militares para derrotar o exército de Saddam Hussein: “Nossa estratégia para perseguir esse exército é muito simples”, disse ele. “Primeiro, vamos cortá-lo e depois vamos matá-lo.”

 

Era um conceito que parecia menos adequado aos confusos conflitos nos Bálcãs que surgiram no final da década de 1990 e no combate ao terrorismo em um mundo transformado após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Na época em que se aposentou do exército em 1993, Powell era uma das figuras públicas mais populares da América.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE