INSS: prova de vida em 2022 será realizada no mês de aniversário do segurado


PUBLICIDADE

MIDIA MAX

A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será retomada em 2022 e o procedimento deverá ser realizado no mês de aniversário do segurado, determina portaria do órgão. A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro deste ano.

 

Apesar da suspensão, o INSS informa que o beneficiário pode realizar o procedimento durante este período. Dessa forma, o calendário da prova de vida divulgado pelo INSS deixa de valer.

 

A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.

Entretanto, quem está desde novembro do ano passado sem fazer a prova de vida deve fazer o procedimento até janeiro de 2022, para não ter o benefício suspenso. 

 

Já a partir de 2022, independente do vencimento da prova de vida, o segurado deverá fazer o procedimento no mês de seu aniversário para não ter o benefício suspenso ou bloqueado.

 

Como fazer a prova de vida


A principal maneira de realizar a prova de vida é se dirigir ao banco em que o segurado recebe o benefício. Os segurados que possuem biometria bancária podem fazer o procedimento no próprio caixa eletrônico e, em alguns casos, como no Banco do Brasil, por aplicativo.

 

O segurado fica sabendo que precisa fazer a prova de vida no próprio banco em que recebe o benefício, pelo aplicativo do Meu INSS, caso tenha sido selecionado para fazer a biometria facial, ou pelo telefone 135.

 

A prova de vida em domicílio pode ser solicitada ao INSS nos seguintes casos:

Segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover.
Todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE