Ivinhema
Ivinhema executa programa de prevenção ao uso de drogas
ASSESSORIA
A Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com a Polícia Militar, pelo terceiro ano consecutivo coloca em ação o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). Esse projeto foi difundido nas escolas municipais, estaduais e particulares com o objetivo de alertar os jovens estudantes quanto aos efeitos maléficos de entorpecentes químicos.
Para o prefeito Renato Câmara, o Proerd é um passo importante para que o jovem possa se inserir na sociedade de forma saudável e produtiva. “O problema com drogas é uma realidade em muitas famílias brasileiras. A nossa meta é conscientizar nossas crianças e jovens para que eles não entrem nesse caminho que - em muitos casos - não tem volta”.
Somente neste primeiro semestre de 2010, mais de 250 alunos de 12 a 15 anos, semanalmente, estão recebendo orientações sobre os tipos de drogas existentes, suas consequências negativas e os riscos à saúde, além de debaterem outros assuntos como a violência.
Em Ivinhema, o programa é divido em duas etapas. A primeira trabalha com alunos das escolas José do Patrocínio, Sidney Carlos Costa, Filinto Muller, Positivo e o Colégio Agrícola. No próximo semestre, o PROERD vai atender as demais instituições de ensino.
“A educação leva a verdade e a conscientização da nossa realidade. E a partir do momento em que o individuo tem noção dos problemas que o uso das drogas desenvolve, ele vai pensar melhor antes de entrar nesse triste caminho”, disse o instrutor do Proerd em Ivinhema, o soldado da PM, Leonel Julio da Cunha.
Histórico - O Proerd foi desenvolvido nos estados Unidos em 1982, pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos. No Mato Grosso do Sul é ministrado por policiais militares e acontece em algumas cidades da região.