MS tem a maior proporção de mulheres que tiraram o útero


PUBLICIDADE

CAMPOGRANDENEWS

Apesar de figurar como segundo estado em prevenção do câncer do colo de útero, Mato Grosso do Sul tem a maior proporção de mulheres que já fizeram cirurgias para retirada do útero, conforme aponta a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios - PNAD/SAÚDE, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa, de 2008, mostra que 70 mil mulheres de MS na faixa etária de 25 anos ou mais de idade declararam já ter realizado cirurgia de retirada de útero, o que representa 10% do universo de 701 mil mulheres residentes à época no Estado, nesta mesma faixa etária.

Ao mesmo tempo, 621 mil mulheres com idade superior a 25 anos, declararam já ter feito exame preventivo para câncer no colo do útero, o que significa 88,6%, o segundo melhor índice do País, atrás apenas de São Paulo, com 89,4%.

Outro dado revelado pela pesquisa é que o Estado tem o quarto maior percentual de pessoas com doenças crônicas, 799 mil pessoas declararam ter problemas.

O Estado tem a 6ª maior proporção de consultas médicas, de 2.372 mil habitantes residentes em MS no ano de 2008, segundo a PNAD – 1.660 mil declaram ter consultado médico nos últimos 12 meses. – 70%. De um modo geral cerca de 79,4% dos sul-mato-grossenses declaram ter boa saúde. O número de pessoas que contam com cobertura de planos de saúde é o 9º maior, 610 mil pessoas tinham em MS algum plano de saúde. Estes dados dentro do universo de 2.372 mil habitantes representam 25,7%.

Quanto à saúde bucal, 47% da população declarou ter consultado dentista e ter ido há menos de um ano à última consulta odontológica realizada.
 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE