Adversário de André no segundo turno segue indefinido

Marquinhos, Riedel e Rose aparecem tecnicamente empatados na briga pela vaga


PUBLICIDADE

DIARIO DIGITAL

Nova pesquisa Real Time Big Data de intenção de votos divulgada nesta segunda-feira, 19 de Setembro, pelos veículos da Rede MS aponta que as eleições para governador do Estado serão definidas no segundo turno.

 

Porém, apenas um nome é dado como certo na segunda fase da disputa, o de André Puccinelli (MDB) que segue líder na preferência do eleitorado. O adversário dele poderá ser Marquinhos Trad (PSD), Eduardo Riedel (PSDB) e Roseane Modesto (União Brasil) que aparecerem tecnicamente empatados.

 

No levantamento espontâneo, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, o resultado é o seguinte: André (15%), Marquinhos (11%), Riedel (10%), Rose Modesto (10%).

(Fonte: Real Time Big Data)

Considerando a margem de erro da pesquisa de três pontos percentuais para mais ou para menos Marquinhos, Riedel e Rose aparecem tecnicamente empatados.

 

Também foi lembrado pelos eleitores o candidato Capitão Contar (PRTB) com 7%. Outros nomes 2%; brancos e nulos 10%; não sabe ou não responderam 35%.

 

Já na estimulada, quando são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, o empate técnico (levando em conta a margem de erro) permanece entre os candidatos. Marquinhos e Riedel continuam muito próximos com 18% e 17%, respectivamente.

(Fonte: Real Time Big Data)

Na estimulada, André aparece com 24%; Marquinhos (18%); Riedel (17%); Rose (14%); Contar (10%); Giselle (6%); Magno Souza (0%) e Adonis (0%). Nulos e brancos totalizaram 5%; não sabe ou não responderam 6%.

 

Regiões – A pesquisa também sondou a preferência do eleitorado por regiões do Estado, sempre de forma estimulada.

 

Uma das sondagens contemplou apenas o eleitorado de Campo Grande. O líder é André Puccinelli com 25%, seguido por Marquinhos (22%); Rose (17%); Capitão Contar (12%); Riedel (12%); Giselle (8%);  Magno Souza (0%) e Adonis (0%). Nulos e brancos totalizaram 2%; não sabe ou não responderam 2%.

 

André lidera também nas regiões Leste e Centro Norte do Estado, em ambas com 24% das intenções de voto. Riedel é o favorito na região Sudoeste com 23% das escolhas. Na região dos Pantanais, André e Riedel empatam com 20% da preferência. 

 

Votos válidos – A pesquisa apurou também o eventual resultado da votação em primeiro turno levando em consideração apenas os votos válidos, quando se descartam os brancos e nulos.

 

O resultado foi o seguinte André (27%); Marquinhos (20%); Eduardo Riedel (19%); Rose Modesto (16%); Capitão Contar (10%); Giselle (6%); Magno Souza (0%) e Adonis (0%).

 

Rejeição -  A Real Time Big Data verificou ainda a rejeição aos oito candidatos. O entrevistado pode escolher mais de um candidato em quem não votaria de modo algum, por isso, o somatório final é superior a 100%.

 

André Puccinelli é líder também nesse requisito com 47% das escolhas; seguido por Marquinhos (39%); Contar (36%); Riedel (30%); Giselle (29%); Rose (27%); Andonis (22%) e Magno (22%).

 

A pesquisa - A Real Time Big Data ouviu mil eleitores nos dias 16 e 17 de Setembro. A margem de erro já mencionada é três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

 

Entre os entrevistados 52% são mulheres e 48% homens. Foram ouvidos eleitores com idade entre 16 e 60 anos, sendo a maior fatia na faixa etária dos 45 aos 59 anos (25%).

 

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-09079/2022.

 

Votação - No dia 2 de Outubro, os  eleitores vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador será no dia 30 de Outubro.

 

Em MS, votação começará às 7h e terminará às 16h, quando serão impressos os boletins de urna. Neste ano, a Justiça Eleitoral decidiu uniformizar o horário da votação com base no horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE