Geral
Chocolate pode reduzir a pressão arterial e melhorar o humor
Pequenas doses diárias desse saboroso alimento podem causar benefícios ao organismo desde que seja fabricado com cacau puro e sem adição de gorduras como a de "banha de porco"
ABN NEWS
Nada como um bom pedaço de chocolate para aliviar o estresse. As mulheres sabem bem disso e na época da TPM (Tensão Pré-Menstrual) ficam bem mais suscetíveis a sair do regime e devorar uma barra inteira.
E, nessa época do ano, com as lojas repletas de ovos lindamente decorados, fica difícil resistir aos encantos desse delicioso alimento que também é bastante calórico.
A professora de nutrição da Universidade Nove de Julho (Uninove), Tatiana Souza Alvarez, diz que dá para saborear um chocolate sem morrer de culpa.
Segundo ela, apesar de ser um alimento muito calórico, uma porção de até 30 gramas ao dia, pode trazer benefícios a saúde. "O chocolate contém flavonóides e polifenóis que segundo estudos científicos podem auxiliar na redução da pressão arterial, melhorar a resistência a insulina e regular o humor".
O chocolate amargo, de acordo com a docente, é o que traz mais benefícios ao organismo, por ter maior concentração de cacau e menor de açúcar, porém, os indivíduos diabéticos só devem consumir, com moderação, a sua versão diet.
Tipos de chocolates:
ao leite: composto por sementes de cacau, leite, açúcar, leite em pó ou leite condensado.
amargo: maior quantidade de sementes de cacau, pouca quantidade de açúcar e sem adição de leite.
branco: manteiga de cacau, leite e açúcar. Não contém sementes de cacau.
diet: contém cacau, leite, ausência de açúcar e maior quantidade de gordura.