ANGÉLICA: Vacina BCG que protege recém-nascidos acaba e deixa pais revoltados


PUBLICIDADE

IVINOTICIAS

Imagem ilustrativa
PUBLICIDADE

O estoque de uma das principais vacinas para proteger os recém-nascidos, acabou em Angélica e revolta pais que precisam do imunizante, a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guerin) é obrigatória para todos os nascidos vivos, com peso a partir de 2 kg, antes da alta hospitalar, nas maternidades, centros de parto, casas de parto, instituições hospitalares e outras instituições que realizem parto na sua rotina de trabalho, na rede pública ou privada.

 

Conforme apurou o Site Ivinoticias, o imunizante foi utilizado pela primeira vez em 1921. Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é muito eficaz no combate à tuberculose sendo incluído em 1976 no calendário vacinal brasileiro pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), a BCG é uma proteção fundamental contra formas graves da tuberculose, uma doença infecciosa bem antiga e altamente transmissível, que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte, a imunização protege contra meningite tuberculosa e a tuberculoses miliar, disseminada na corrente sanguínea, apresentando impacto positivo na redução da mortalidade infantil.

 

Infelizmente no município de Angélica, por falta de atenção, planejamento ou de outra situação, as crianças estão ficando sem a vacina, as mães destacam que o município informa que a culpa é do estado, que a falta seria por falta de abastecimento da Secretaria Estadual de Saúde.

 

A reportagem entrou em contato em dois municípios da região, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul no qual a vacina não está em falta, sendo que a vacinação está ocorrendo normalmente, já um dos pais de uma criança informou que o erro realmente é do município que não fez o pedido antecipado, no qual soube que a vacina talvez, poderá chegar só na próxima semana, deixando as crianças vulneráveis a diversas doenças.

 

OUTRO LADO

 

A reportagem entrou em contato com o chefe de gabinete do município de Angélica, Magno Oliveira, que prontamente nos atendeu e confirmou que realmente falta a vacina BCG e destacou que não tem a vacina no estado.

 

“Realmente tá faltando essa vacina, mas está faltando no Estado. Essa vacina é fornecida pela Central de Regulação do Estado, então como acabou aqui, não tem no Estado pra eles repassarem para os municípios, segundo a informação que nós temos da Secretaria Estadual de Saúde, essa vacina deve chegar amanhã (05/04) na Central de Regulação do Estado e deve ser encaminhada para os municípios a partir de quinta-feira".


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE