Geral
Tarifa de energia sobe 2,58% para 600 mil consumidores em MS
UOL
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira o reajuste da tarifa de energia elétrica da distribuidora Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). O consumidor sentirá um aumento médio na conta de luz de 2,58% a partir de 8 de abril.
O reajuste médio para o consumidor doméstico, de baixa tensão, será de 1,25%. Para o consumidor industrial, de alta tensão, será de 6,16%. A companhia atende 635 mil consumidores finais, abrangendo 72 municípios do Estado. O faturamento anual da empresa é de R$ 1,1 bilhão.
Segundo a Aneel, o aumento de 116% da CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) em relação ao ano passado foi o maior responsável pela elevação da tarifa. O encargo é cobrado para subsidiar a compra de óleo e carvão para abastecer as usinas térmicas que abastecem os sistemas isolados.
Mato Grosso
A Aneel aprovou também o reajuste da Cemat (Centrais Elétricas Matogrossenses). O consumidor sentirá uma queda média na conta de luz de 2,55% a partir de 8 de abril.
A Cemat atende 992 mil consumidores finais, e tem um faturamento anual de R$ 1,5 bilhões. O reajuste médio para o consumidor de baixa tensão (doméstico) será de -2,59%, enquanto para o consumidor industrial, de alta tensão, a variação será de -2,47%.
Segundo a Aneel, o que incentivou a queda da tarifa foi a redução do custo da compra de energia da hidrelétrica Itaipu, por conta da queda do dólar. A compra de energia da hidrelétrica binacional é feita pela moeda americana.
A agência vota ainda nesta terça o reajuste da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e da CPFL Energia.