Pix sepulta tradicionais formas de pagamento bancário a partir do dia 15


PUBLICIDADE

CAMPO GRANDE NEWS

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) comunicou o fim do uso do DOC (Documento de Ordem de Crédito), tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, e do TEC (Transferência Especial de Crédito), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, a partir do dia 15 de janeiro.

 

A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. No mesmo dia também será encerrado o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.

 

Dois dos meios mais tradicionais de transferência bancária, TEC e DOC eram utilizados para transações de no máximo R$ 4.999,99 de forma agendada para outras contas. As agências bancárias cobravam pelo serviço. Mas com a inovação do Pix, que é totalmente gratuito, a ferramenta foi caindo em desuso.

 

Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.

 

O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE