Secretaria de saúde de Ivinhema e vigilância epidemiológica fazem alerta contra vírus respiratórios


PUBLICIDADE

ASSESSORIA

Imagem Ilustrativa
PUBLICIDADE

A secretaria de saúde do município de Ivinhema, através do setor de vigilância epidemiológica, informa a todos que estamos no período sazonal de vírus respiratórios.

 

Foram registrados níveis elevados de doenças respiratórias agudas na região, na faixa etária pediátrica. Com isso os serviços de saúde públicos e privados se encontram superlotados.

 

No estado no mês de março, foram registrados 04 casos de influenza A subtipo H3N2, enquanto em abril, esse número aumentou para 27 casos, ou seja, aumento de 575%. Aumentou também o vírus sincicial respiratório, sendo 03 em março e 26 em abril.

 

Diante de tal aumento, solicitamos a toda população atenção ao sinais e sintomas como: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, calafrios, dor de cabeça mal, espirros, coriza– estar dentre outros.

 

Pedimos atenção especial a crianças, idosos, e portadores de doenças crônicas neste período, pois há um maior risco neste grupo de complicações.

 

Os cuidados básicos são: lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenços descartáveis para higiene nasal, cobrir nariz boca ao tossir e espirrar, manter os ambientes bem ventilados, evitar aglomerações em ambientes fechados, evitar sair de casa se estiver apresentando sintomas no período de 7 dias, após o início dos sintomas.

 

Pais e responsáveis, evite levar seu filho para escola se o mesmo apresentar alguns dos mencionados.

 

Lembrem –se, o município está com grande quantidade de crianças com sintomas respiratórios, e a vacinação contra influenza (gripe) é a forma mais eficaz de prevenção contra gripe e suas complicações, vacinem-se.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE