Colégio Agrícola de Ivinhema traz inovação em suas aulas

Prefeito Renato Câmara destaca a importância do curso na Escola Agrícola, que contribui muito no projeto de desenvolvimento do município.


PUBLICIDADE

ASSESSORIA

PUBLICIDADE

Investir em educação é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Renato Câmara, em sua administração. Uma de suas ações é garantir melhor ensino para estudantes do município de Ivinhema, assim como acontece na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira - Colégio Agrícola. Os alunos não somente recebem aulas teóricas, mas também têm a oportunidade de vivenciar na prática o que é visto em sala.
Para isso, a direção desta instituição tem trabalhado no sentido de levar os alunos em visitas técnicas em propriedades rurais locais. A última aconteceu no sítio Santa Helena – localizado na Gleba Azul, para ver in loco o sistema de produção Balde Cheio – projeto este desenvolvido pela Embrapa, que garante produzir, com lucro, leite em pequenas propriedades, garantindo a fixação do pecuarista no campo.
Participaram dessa atividade aproximadamente 30 alunos do segundo e terceiro ano, que foram conduzidos pelo professor e também médico veterinário Luis Felipe de Carvalho, o coordenador do curso técnico em agropecuária do Colégio, Marcelo Adriano Rodrigues dos Santos e também técnicos da Agraer.
“Eu gosto muito dessas aulas. Já participei de várias outras, algumas até em outros municípios. Todas foram muito boas. Na prática se aprende bastante”, destaca a estudante Bruna Meurer da Silva.
A técnica da Agraer, Teonília Pereira da Silva, ressalta a importância de uma atividade como essa do Balde Cheio. “Todo esse conhecimento traz rentabilidade financeira para o produtor. Através de uma produtividade satisfatória, visando uma maior margem de lucro para a propriedade. Para os alunos o conhecimento é fundamental porque vivenciar o dia-a-dia contribui para sua formação”.
O projeto Balde Cheio deve ser inserido no Colégio Agrícola de Ivinhema ainda este ano. E conta com a participação de vários alunos envolvidos, além de professores, coordenação pedagógica, técnicos da Agraer e da prefeitura de Ivinhema.
Por ser engenheiro agrônomo, mestre em produção e gestão agroindustrial e especialista em administração de empresas, o prefeito Renato Câmara vê a Escola Agrícola como um instrumento que oferece oportunidade promissora aos jovens estudantes. “Investir em educação está inserido em nosso grande projeto de desenvolvimento para Ivinhema. Através de parcerias, como da Embrapa, Agraer e do nosso governo do Estado, estamos garantindo um futuro melhor para nossos jovens”.

O projeto - Balde Cheio tem entre seus objetivos atualizar produtores de leite quanto aos conceitos da produção intensiva, transformar a propriedade rural em uma sala de aula prática, tornando-a um exemplo para outros produtores, gerar demanda pela assistência técnica e desenvolver novas pesquisas.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE