Futebol
Flamengo empata e perde chance de superar o Fortaleza na tabela do Brasileiro
GAZETA ESPORTIVA
O empate em 0 a 0 na Arena Castelão na noite desta terça-feira (26/11) não foi bom nem para o Flamengo nem para o Fortaleza. Ainda com chances matemáticas de título, a dupla ficou mais longe da briga pelo título nesta 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time cearense ficou em quarto, com 65 pontos. Já o Rubro-Negro termina a rodada na quinta posição, com 63 pontos. Se vencesse, ultrapassaria o adversário.
As duas equipes voltarão a campo no domingo (01/12). O Flamengo vai receber o Inter em confronto direto dentro do G4, no Maracanã. Já o Fortaleza visita o Vitória no clássico nordestino da rodada.
O Jogo
Como era esperado, Flamengo e Fortaleza fizeram um primeiro tempo bastante movimentado na Arena Castelão. Fiel ao estilo de jogo do técnico Filipe Luis, o Rubro-Negro propôs o jogo e controlou a posse de bola. Entretanto, mostrou dificuldades para infiltrar na última linha dos cearenses e finalizar a gol.
Melhor mandante do Brasileirão, o Fortaleza mostrou respeito pelo adversário e optou pela marcação baixa e buscar os contra-ataques.
A melhor chance da primeira etapa saiu em uma cobrança de falta, aos 12 minutos. Pulgar levantou na área, a zaga ficou parada e Bruno Henrique cabeceou livre na trave de João Ricardo, que só olhou.
O panorama do confronto não mudou no início do segundo tempo e o Flamengo continuou com o controle do jogo. Aos 17, num dos lances de maior perigo da partida, pressão do Fla na área que resultou num chute de Michael à queima-roupa que João Ricardo defendeu.
Três minutos depois, o volante Erick Pulgar foi imprudente e deslizou num carrinho perigoso e recebeu o segundo cartão amarelo e, na sequência, o vermelho. Com um jogador a menos em campo, o Fla teve de alterar seu posicionamento em campo. Filipe Luiz tirou Michael e Plata para as entradas de Alcaraz e David Luiz.
Com a vantagem numérica, o Fortaleza passou a jogar mais no campo do adversário, que recuou suas linhas e abriu mão de controlar a posse de bola. Mas mesmo com toda a pressão e o apoio da torcida, a equipe cearense parou na sólida defesa rubro-negra.