80% da radiação solar ocorre antes dos 18 anos de idade


PUBLICIDADE

CAMPOGRANDENEWS

Fotoenvelhecimento: o que é, tratamentos e novidades
Num país tropical, como o Brasil, ter a pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde.

Engano. O preço que se paga para ter um `bronze` é o fotoenvelhecimento cutâneo, causado pela exposição solar, que provoca ressecamento, alteração na textura e rugas na pele, além de outros efeitos indesejáveis.

"Os prejuízos da exposição, principalmente na infância, está comprovado que 80% da radiação solar de uma pessoa ocorrerá antes dos 18 anos de idade, dado a exposição que a criança e o jovem tem em relação às suas atividades ao ar livre.

Por isso, não adianta começar a usar protetor solar só quando for a praia ou piscina, o ideal é usar diariamente", comenta Dra. Eliandre Costa Palermo (CRM-SP 78723), Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Os perigos do sol para a saúde são reais. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), em seu XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica que será realizado no período de 21 a 25 de abril no Centro de Convenções Sulamérica, na cidade do Rio de Janeiro colocou o Fotoenvelhecimento como um dos principais temas a ser discutido em seu programa científico.

Dra. Eliandre Palermo, também explica que, com o tempo, a pele fotoenvelhecida perde o brilho e a elasticidade, apresenta manchas e rugas finas ou profundas, pintas e sardas como manifestação inicial dos raios solares sobre a derme.

"Além do envelhecimento, a exposição exagerada ao sol aumenta também o risco do câncer de pele, neoplasia que pode levar alguns anos para se manifestar".

É possível evitar o fotoenvelhecimento?
"Ele pode ser evitado por meio da proteção solar, que precisa começar cedo, ainda na primeira infância.

Recomenda-se o uso diário de protetor solar com FPS 15 ou mais nas áreas mais fotoexpostas do corpo, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos, mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos.

O protetor precisa ser aplicado com 30 minutos antes da exposição ao sol, e deve ser reaplicado a cada duas horas.

Na praia ou na piscina, não esqueçer de acrescentar o uso de chapéus, óculos escuros, camisetas ou guarda-sol, evitar se expor entre 10h e 16h, quando a radiação é mais forte. Mas o filtro solar deve ser aplicado em qualquer horário, mesmo nos momentos de menor risco".
 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE