Geral
Azambuja quer título de ‘Capital da Integração Lavoura/Pecuária’ para Maracaju
ASSESSORIA
Entre as recentes proposições do deputado Estadual Reinaldo Azambuja(PSDB), está a que concede ao Município de Maracaju - distante 153 quilômetros de Campo Grande - o título de “Capital da Integração Lavoura/Pecuária.”
Segundo Azambuja o projeto nasceu do empenho conjunto do Poder Executivo e Legislativo Municipal, aliado ao esforço do Sindicato Rural de Maracaju, que, na verdade, sintetiza o anseio de todos os seguimentos produtivos do município.
Azambuja explicou que A força da agropecuária de Maracaju ultrapassa os limites da sua fronteira geográfica, repercutindo em toda a economia nacional. “Essa força foi reforçada pela integração racional e científica da lavoura com a pecuária, que veio imprimir uma nova visão de desenvolvimento integrado e eficaz. Tal projeção se deve ao trabalho ordenado e consciente das classes produtoras, com apoio dos Poderes constituídos”. Comentou.
Azambuja lembrou ainda que Maracaju é hoje o maior produtor de soja do Estado, cultura essa de extreme importância para Mato Grosso do Sul e para o Brasil. “Os produtores maracajuenses já vem a muitos anos implementando a tecnologia da Integração Lavoura Pecuária e com sucesso absoluto não deixando qualquer dúvida com relação à eficiência do sistema tanto na estabilidade da produção agrícola, quanto na alta produtividade da pecuária e na conservação do meio ambiente”. Disse.
Para o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Luciano Muzzi Mendes, o pedido se justifica, por ter sido iniciada em Maracaju a técnica do plantio direto da soja em pastagens.
Segundo Luciano, no ano de 1989, graças a visão empreendedora do agricultor maracajuense Krijn Wielemaker, que desenvolveu juntamente com as empresas de máquinas e defensivos, equipamentos e produtos que permitissem esse sistema de plantio. Mais tarde essa tecnologia passou a ser adotada pelo agricultor Ake Van der Vinne, agricultor ícone dessa tecnologia e que passou a ser conhecida como Integração Lavoura Pecuária. “Esse sistema de plantio vem sendo, a muito tempo, pesquisado e difundido pela Fundação MS, que está sediada em Maracaju e que muito competentemente tem contribuído para o crescimento da Integração Lavoura Pecuária e conseqüentemente da agropecuária do nosso Estado”. Observou.
O deputado se disse otimista quanto a aceitação por parte dos demais deputados e aprovação do projeto na Casa muito em breve.