Geral
Em MS, PF se engana e algema policiais civis de São Paulo
MIDIAMAX
Três investigadores da Polícia Civil de Araçatuba-SP que estavam em uma operação para prender um fazendeiro em Mato Grosso do Sul foram algemados por engano por policiais federais encapuzados em Três Lagoas. O fato ocorreu nesta madrugada.
Segundo informações do G1, os policiais civis estavam na região de Três Lagoas, na BR-262, voltando para Araçatuba, cidade que faz divisa com a cidade do interior do Estado, quando foram abordados pelos policiais federais que pensaram que os policiais civis de São Paulo estavam envolvidos num contrabando de armamento. Ao abordar os policiais, a PF vasculhou o carros dos investigadores e quando, viram armas, comemoraram com tiros, pensando que tinham encontrado os contrabandistas.
Porém, ao verificarem a procedência da arma, constataram que elas pertenciam à Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
Na ação nenhum equipamento foi apreendido e os policiais civis acabaram soltos. Eles registraram um boletim de ocorrência contra os policias federais por abuso de autoridade e constrangimento.
De acordo com o delegado federal Sérgio Felipe Barreto, a operação “foi dentro de todos os preceitos institucionais”. “Sem dúvida iremos apurar a repercussão administrativa deste evento”, afirmou.
O fato foi flagrado pela reportagem do Fantástico que estava acompanhando a ação da polícia de São Paulo que conseguiu prender o fazendeiro.
Os repórteres chegaram a ser abordados pelos policiais federaism um dos agentes caminhou até os repórteres e perguntou: “Vocês são?”. Os repórteres responderam que eram da TV Globo, mas o agente, desconfiado, replicou: “Ah, tá! O pessoal falou que vocês eram da [Polícia] Civil”. A equipe explicou: Não. Eles são da [Polícia ]Civil. Eu ‘tô’ com eles. Nós estamos vindo de uma operação.”