Geral
Artesanato de Ivinhema chega a São Paulo
ASSESSORIA
O artesanato do Município já está em São Paulo. Aproximadamente 600 produtos confeccionados nos 16 núcleos existentes em Ivinhema serão expostos na 5ª Edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi São Paulo.
Além do artesanato, também serão distribuídos no Salão, preenchendo o estante montado do Estado de Mato Grosso do Sul, os pratos gastronômicos conhecidos como “Escondidinho” e também “Tilápia a Cocais”, este último, elaborado pelo Pesqueiro Campestre – de Nova Andradina.
O presidente do Fórum de Turismo da Região denominada Vale das Águas e também prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, estará na abertura do evento. Segundo ele, essa é uma oportunidade para incentivar ainda mais esse tipo de atividade. “A nossa intenção é inserir os artesãos no contexto social e despertar neles o gosto e o talento pelo artesanato, além de reforçar sua renda familiar”.
O Artesanato de Ivinhema é um programa da Prefeitura Municipal, desenvolvido pelas Secretarias de Assistência Social e do Trabalho, Educação, Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Esporte. Conta com a parceria da Câmara Municipal de Ivinhema, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo e da Fundação de Cultura; do Senar, Agraer, Sebrae, e o apoio da Cabanha Cordeiro do Rei e do Sindicato Rural de Ivinhema.
Como matéria-prima para a confecção das peças, a maioria das oficinas utiliza restos de vidros, madeira, papel, tecidos, fibras de cana, mandioca e ervas já que o projeto visa contribuir para a preservação do meio ambiente.