Geral
Cratera na Guatemala pode ter surgido como Buraco das Araras em MS
MIDIAMAX
A cratera com 60 metros de profundidade que surgiu nesta semana na cidade da Guatemala, na América Central, e engoliu um edifício inteiro, pode ter sido causada pelo mesmo tipo de acidente geológico que formou o "Buraco das Araras", no município de Jardim (MS).
Em Mato Grosso do Sul, a cratera é bem maior que a guatemalteca. O Buraco das Araras tem 500 metros de diâmetro e 127 de profundidade e recebeu esse nome por causa da quantia de araras que habitam o local. No fundo existe um ecossistema próprio e até um lago onde vivem jacarés.
Esse tipo de fenômeno é chamado dolina pelos geólogos e a cratera de Bonito é apontada como a maior da América Latina. Outros estados brasileiros como o Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso também possuem dolinas, mas sempre em tamanho menor.
Segundo os especialistas, as crateras geralmente surgem em regiões que possuem o solo formado por rochas calcárias, como é o caso de Jardim e de toda a Serra da Bodoquena.
O formato circular das dolinas geralmente intriga os populares e gera especulações. Em Jardim muitos garantem que o Buraco das Araras teria surgido com o impacto de um meteoro gigante no local e existem explicações mais sensacionalistas, que envolvem até seres alienígenas.
Na verdade, os geólogos explicam que, como surgem com o colapso de cavernas subterrâneas, as crateras tendem a romper na superfície na forma de um círculo mais ou menos perfeito.
Segundo o professor do curso de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Humberto, a intervenção do homem pode acelerar o desabamento. “Em todo lugar onde há rochas calcárias é possível acontecer esse tipo de cratera, mas é um processo lento e natural. No entanto, o homem pode acelerar o processo com intervenções no solo e antecipar o desabamento”, explicou ao site de notícias G1.
Os estudiosos que analisam o caso recente na América Central, no entanto, acreditam que, apesar da predisposição no solo, a cratera em pleno meio da cidade da Guatemala tenha desabado por causa de alguma obra feita pelo homem que tenha cedido por infiltração de água.