Ivinhema recolhe mais de 1 tonelada de embalagens de agrotóxicos


PUBLICIDADE

ASSESSORIA

As ações da Prefeitura do Município estão cada vez mais voltadas para a preservação do Meio Ambiente. Um exemplo disso foi a realização do segundo recebimento itinerante das embalagens vazias de agrotóxicos, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ivinhema e em parceria com a IAGRO, ARANAV, INPEV, COPASUL, COOPERAVI, Sindicato Rural e revendedoras agrícolas locais. O evento aconteceu recentemente no Parque de Exposições Lídia Calabreta Massi.

Somente nessa ação foram coletados 1.389,50kg de embalagens do tipo entre plástica flexível, plástica rígida e metálica rígida. O secretário de Meio Ambiente de Ivinhema, Paulo Cezar Tamanine, ressalta a importância dessa ação. “Conseguimos concretizar esse evento com grande êxito. Agradecemos todos os produtores que compareceram para entregar suas embalagens e com isso contribuíram com o meio ambiente”.

Para o prefeito da cidade, Renato Câmara, essa é mais uma ação que tem o objetivo de preservar o ecossistema. “Estamos empenhados em contribuir da melhor forma possível. Estamos fazendo a nossa parte e ajudando aos pequenos produtores rurais para que também façam a sua”.

As embalagens vazias de defensivos agrícolas têm seu destino controlado, através das Leis Federal (Nº 9.974/00) e estadual (2.951/ 04) que estabeleceram responsabilidades aos produtores rurais, revendedores e fabricantes.

Os produtores rurais são obrigados por lei a lavar as embalagens (tríplice lavagem ou lavagem sob pressão) no momento em que estão usando o agrotóxico e posteriormente, até o prazo de um ano da data da compra, entregar essas embalagens vazias a uma unidade de recebimento, indicada pelo revendedor na nota fiscal ou através do recebimento itinerante, como o que foi realizado em Ivinhema.

A embalagens vazias recebidas no Município foram encaminhadas para a central de recebimento de Naviraí, gerenciada pela ARANAV, que serão prensadas e destinadas corretamente para as recicladoras e as embalagens contaminadas seguirão para as incineradoras em São Paulo.

Aterro Sanitário – Outra ação que tem a finalidade de preservar o meio ambiente e está sendo desenvolvida no Município de Ivinhema é a implantação de um aterro sanitário, que está sendo instalado em conjunto com o município de Angélica, e o Grupo Adecoagro – que possui uma unidade no Mato Grosso do Sul, a Angélica Agroenergia.
“Este local será adequado para darmos fim aos resíduos sólidos urbanos das duas cidades. Além de não poluir, essa obra melhora a qualidade de vida da população, traz benefícios para a saúde pública e ainda resolve o atual problema dos lixões”, destaca o prefeito Renato Câmara.
Ele lembra ainda que o Município de Ivinhema adquiriu recentemente uma máquina esteira e que a mesma será utilizada futuramente no aterro sanitário.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE