Geral
Ações da Frencoop são destacadas na abertura da IV Semana do Coperativismo
ASSESSORIA
O Presidente da Frente Parlamentar em apoio ao Agronegócio e Cooperativismo (Frencoop), Deputado Estadual Reinaldo Azambuja, participou no ultimo dia 02, da abertura da IV Semana do Coperativismo, que acontece no Tatersal Elite da Associação dos Criadores de MS (Acrissul), em Campo Grande.
O evento realizado em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 3 de julho, abre a IV Semana do Cooperativismo.
Na oportunidade o Presidente da OCB/MS, Celso Régis, chamou a atenção dos cooperados para a importância de estarem cada vez mais atentos as questões políticas, no ano em que cada vez mais o setor produtivo e de cooperação se envolve e se posiciona sobre o tema. “Somos em Mato Grosso do Sul, mais de noventa mil pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o cooperativismo. Se cada um envolver mais três pessoas seremos mais de duzentos mil podendo fazer a diferença na hora de escolher os nossos representantes”. Salientou.
“Onde não tem liderança, não há como se obter bom resultado”. Finalizou Celso juntando a idéia da derrota do Brasil, a importância do setor ter maior representatividade no meio político.
A Secretaria de Produção do Estado, Teresa Cristina, falou do grande ganho com a formação da Frencoop, presidida por Azambuja, destacando as ações da frente realizadas conjuntamente com as entidades de classe e a forma como a OCB vem se manifestando e interagindo na área política: “Quando fui secretaria na Famasul, discutir política era uma coisa feia, entidades de classe não discutiam. Fico contente em ver a OCB fazendo isso, colocando os candidatos e suas idéias, falando abertamente sobre um tema tão importante para todos nós, para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País”. Comentou Teresa.
Os Deputados Professor Rinaldo e Pedro Teruel, membros da Frencoop, falaram da importância do evento, destacando estarem cada vez mais inteirados das ações e dos trabalhos que envolvem a frente.
Reinaldo Azambuja começou falando da importância dos segmentos que envolvem o cooperativismo destacando os 9% do PIB do Estado que passam pelo setor e enfatizando as ações que a OCB tem realizado para fomentar os seus projetos em Mato Grosso do Sul.
Azambuja lembrou a palestra realizada na capital, que reuniu milhares de pessoas na Assembléia Legislativa, e trouxe o ex-governador José Serra para falar sobre como São Paulo tem obtido ganhos com a utilização do sistema e a importância de seu fortalecimento.
Reafirmando os que o antecederam, Azambuja também destacou a importância do envolvimento de todos com as questões políticas, a necessidade de lutarem pelo aumento da representatividade, destacando os diversos embates que o setor teve nos últimos anos e que poderiam ter obtido resultados melhores. “Aqui estão pessoas que já mostraram seu trabalho pelo setor e outros que vem do seio cooperativista e estão prontos para também bem representá-los. Agora é a vez de cada um de vocês consultarem seus históricos e escolherem quem pode fazer mais pelo cooperativismo, pelo desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País”. Complementou o parlamentar.
O deputado Federal, Dagoberto Nogueira, destacou o trabalho que tem feito no Congresso nacional pelo setor e quando falou sobre as eleições deste ano, dirigiu-se a Reinaldo Azambuja, que é pré-candidato a deputado federal, dando dicas de como será importante seu envolvimento nas comissões que cuidam do setor produtivo e cooperativista no congresso e dos colegas que terá a seu lado, destacando Odacir Zonta, que esteve por vezes junto de Azambuja em eventos da frente na capital.
A Senadora Marisa, em nome de Celso e Dalva da OCB/MS, destacou o importante trabalho dos colaboradores do setor enfatizando sua satisfação em ver tantos deles participando das competições, interagindo e discutindo política, tema tão evitado nos dias de hoje.
Marisa que tem trabalhado fortemente pelo ramo das cooperativas educacionais falou do congresso que reuniu recentemente representantes de todo País e de como foram salutares as discussões realizadas naquela oportunidade.
A Senadora falou da importância do destaque que a OCB ofereceu a atuação das mulheres no setor e avaliou como é positiva a inserção do tema político nos encontros. Segundo Marisa, unido, o setor cooperativista pode se tornar um gigante frente as demandas que o aflige.
As comemorações da semana do Cooperativismo começaram com o Seminário Estadual Preparatório para o XIII Congresso Brasileiro de Cooperativismo, e o XIX Ticoop- Torneio de Integração Cooperativista, com a presença de mais de 400 atletas participando em 15 modalidades esportivas.
A abertura foi encerrada com show do comediante Arce Correia, com a personagem Maria Quitéria, que arrancou muitas risadas e aplausos dos convidados.